Saúde

RS autoriza aplicação da segunda dose de reforço para pessoas com mais de 40 anos

Secretaria de Saúde de Bento aguarda orientação técnica para dar início a essa etapa de vacinação
21/06/2022 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso - Foto: Alex Rocha-PMPA

     A Secretaria Estadual da Saúde (SES) autorizou a ampliação, a partir desta terça-feira (21), a segunda dose de reforço contra a covid-19 para as pessoas com 40 anos ou mais de idade. A recomendação, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, é que a imunização seja feita com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, após o intervalo de quatro meses da aplicação do primeiro reforço.

     Também houve uma atualização para quem fez o esquema primário com a Janssen (de dose única). Quem tem 18 anos ou mais deverá receber um segundo reforço quatro meses após o primeiro. Aqueles com idade superior a 40 anos precisam agora de um terceiro reforço, que deverá ser aplicado após o intervalo de quatro meses do segundo.

     O avanço nas idades pode variar entre os municípios de acordo com a disponibilidade de doses. Conforme a SES, neste momento, há estoque de vacinas. Com relação ao início da etapa de imunização em Bento Gonçalves, a Secretaria Municipal de Saúde aguarda a nota técnica do Estado para começar o planejamento.   


MAIS NOTÍCIAS