Tempo

Começo de julho terá calor e pancadas de chuvas em algumas regiões

Primeira semana não terá as características típicas de inverno
01/07/2022 Em Garibaldi
Portal Adesso - Foto: Fernanda Weber/reprodução

    Um bloqueio atmosférico será o grande protagonista das condições meteorológicas na primeira semana de julho no Sul do Brasil. A grande massa de ar seco e quente que cobre a maior parte do Brasil vai se intensificar e se expandir. O resultado será temperatura acima a muito acima da média histórica de julho na região assim como chuva limitada no Sul do país com excessos em algumas áreas e escassez absoluta em outras.

    Os termômetros registraram 3º no início desta  manhã  (1) em Garibaldi, o dia será ensolarado e não há previsão de chuva. Ao longo do dia a temperatura pode subir com máxima de 20Cº. 

      No sábado (2), primeiro dia de Festival do Grostoli, a manhã será fria com com mínimas de 11Cº, tempo firme e sol entre nuvens no período da tarde. A temperatura deve subir ao longo do dia com máximas de 24ºC, deixado a tarde um pouco mais agradável, mas a noite há probabilidade de pancadas de chuva.  No domingo (3), segundo dia e encerramento da festividade, o sol aparece com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Não há probabilidade de chuva. 

      O sol predomina no Sul do Brasil neste primeiro dia de julho que marca o começo do segundo semestre. Mais uma vez são esperados amplos períodos de céu claro. No Oeste e no Sul gaúcho haverá a passagem de nebulosidade e, no do Sul do Rio Grande do Sul, não se descarta a probabilidade chuva isolada em algumas regiões da Serra.   Vai esquentar tanto em alguns dias na semana que vem que é possível que algumas cidades do Rio Grande do Sul tenham máximas perto ou na casa dos 30ºC. No Sul gaúcho, maior nebulosidade e chuva frequente inibirá aquecimento mais pronunciado.  A instabilidade ficará retida no território gaúcho, atingindo principalmente o Sul, parte do Oeste e o Centro do estado. 








MAIS NOTÍCIAS