Geral

"Farma Pet" deve entrar em funcionamento no próximo mês em Bento

Projeto “Cão Comunitário” também está sendo testado
12/07/2022 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso - Foto: José M. Estefanon
Anterior Próximo

      Após implementar diversas ações em Bento Gonçalves, o Departamento de Bem-estar Animal deve tirar do papel mais três iniciativas no próximo mês: a “Farma Pet”, o “Cão Comunitário” e a inauguração de um espaço físico. 

      No que diz respeito à “Farma Pet”, o projeto trata de uma farmácia veterinária para disponibilização de medicamentos comuns, como vermífugos, vacinas e antibióticos, que poderão auxiliar no tratamento dos animais em situação de rua e de pessoas em situação de vulnerabilidade que não têm condições para arcar com os custos. 

      Já relacionado ao “Cão Comunitário”, que está em fase de testes, a proposta consiste na construção de locais específicos para os cães da comunidade, com a possibilidade dos moradores contribuírem com ração, por exemplo, e ajudarem a cuidar do “cão do bairro”.

     Um espaço físico para ampliar as atividades desenvolvidas pelo setor também está sendo organizado. “ Estamos estruturando esse local  para dar suporte às outras ações que foram e estão sendo realizadas pelo município, voltadas para esse tema tão importante, que é a causa animal”, aponta o secretário-adjunto de Saúde, Gilberto Júnior. 

      Samu Pet

     Um dos mais recentes projetos implementados é o Samu Pet, que está em funcionamento há cerca de um mês. Com uma ambulância equipada e dois médicos veterinários, são atendidos chamados de urgência e emergência de animais vítimas de atropelamento ou maus-tratos que estejam precisando de atendimento médico. O atendimento também é realizado para pessoas vulneráveis que não têm condições de pagar os custos do animal. Até o momento, 86 animais já foram atendidos. 

     O chamado pode ser feito pelo telefone (54) 99223-1853, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. O número também possui WhatsApp, sendo um canal aberto para questionamentos e denúncias. 

     Mutirão de castrações

     Zerando a fila reprimida desde junho de 2021 pelo Poder Público Municipal,o setor está promovendo mutirões de castrações, que estão passando pelos bairros de Bento Gonçalves para atender os animais em situação de rua e de pessoas vulneráveis. 

     Desde fevereiro, mais de 2 mil animais já passaram pelo procedimento. A iniciativa já passou pelos bairros Zatt, Vila Nova II, Ouro Verde (Novo Futuro), Conceição/ Tancredo, Santa Helena e Fátima. 

     Feira de adoção

     Duas edições das feirinhas de adoção já foram realizadas na praça Via Del Vino, fazendo com que 70 animais ganhassem um novo lar, entre cães e gatos. 


MAIS NOTÍCIAS