Educação

Garibaldi recebe visita de professora italiana

03/08/2015
Imprensa Prefeitura de Garibaldi

     A professora universitária, jornalista, intérprete e tradutora Giorgia Miazzo estará em Garibaldi no mês de agosto. A italiana, autora de um projeto de reconstrução da memória histórica baseada no patrimônio linguístico cultural da emigração italiana no Brasil, apresentará uma oficina de Talian no município no dia 20, às 18h30min, na sala 5A da Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul (Fisul). A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas.

     Giorgia é autora da tese “Cantando em talian: Valorização do patrimônio cultural e imaterial linguístico da emigração vêneta para o Brasil por meio da música e da glotodidática lúdica”, apresentada na Universidade de Veneza Cà Foscari, em 20 de fevereiro de 2012. O estudo propõe uma análise histórica sobre a emigração vêneta no Brasil, apresentando a situação socioeconômica anterior à partida, a travessia do oceano e o estabelecimento dos vênetos nas novas terras. Após, faz o balanço entre o que foi proposto aos imigrantes e a situação difícil que encontraram ao buscar a tão sonhada Mérica.

     Por meio de canções, Giorgia incentiva a conservação e o aprendizado do dialeto trazido pelos imigrantes, além de encontrar na música uma forma de aumentar o alcance do Talian. A autora analisa ainda o quanto as relações interpessoais, os laços sociais e humanos que foram criados com as hostilidades e os problemas da vida cotidiana, incorporaram uma nova cultura em terras brasileiras.

     Confirme sua presença pelo fone (54) 3462 8235. A atividade compreende as comemorações de 140 anos de Imigração Italiana na Região e mais informações sobre a palestrante podem ser obtidas no site http://www.giorgiamiazzo.com/. A promoção é do Centro de Tradições Italianas de Monte Belo do Sul, da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e da Fisul.

 

MAIS NOTÍCIAS