Geral

Garibaldi tem 10 recenseadores coletando dados para o IBGE 2022

Expectativa é que o número de profissionais chegue a 33 até novembro
04/08/2022 Em Garibaldi
Portal Adesso / Foto: divulgação

     Na última segunda-feira, 1° de agosto, começou a coleta de dados do Censo Demográfico, promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Garibaldi, 10 recenseadores começaram a pesquisa porta a porta. Contudo, a expectativa é que o número deve chegar a 33 até o final novembro, quando terminam as visitas domiciliares. Além da equipe de recenseadores, o posto de Garibaldi conta com três supervisores externos e uma coordenadora do posto.

    Ao todo, são 180 mil recenseadores aprovados no último concurso do IBGE que estarão visitando cerca de 70 milhões de famílias brasileiras de 5.570 municípios brasileiros, entre os dias 1º de agosto e 31 de outubro de 2022, podendo ser prorrogado em função do tempo e pessoal.

     Os primeiros resultados do Censo 2022 estão previstos para serem divulgados ainda no final deste ano. Outras análises e cruzamentos de dados serão divulgados ao longo de 2023 e 2024.

Objetivo

     A função do Censo é conhecer a população brasileira, uma espécie de radiografia do país, em que as principais características da população são abordadas como escolaridade, renda, religiosidade entre outros aspectos.

     Os recenseadores atuam entrevistando moradores com dois tipos de questionários: o básico, que leva em torno de cinco minutos para ser respondido, e o ampliado, que leva 16. Todas as respostas são lançadas em uma plataforma digital, pelo Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), um smartphone usado pela equipe do IBGE.

Como identificar os profissionais

     Segundo o IBGE, os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete de identificação, boné do Censo, crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). É possível confirmar a identidade do agente no site Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br) ou pelo telefone 0800 721 8181.




MAIS NOTÍCIAS