Educação

Projeto Nossa Biblioteca doa livros para escolas de Bento Gonçalves

Ao todo, três educandários foram contemplados com a iniciativa que atende todo país
16/09/2022 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso / Foto: divulgação

     Criado com o objetivo de levar acervos bibliográficos para todo Brasil, o projeto Nossa Biblioteca já distribuiu mais de 72 mil livros por todo país. A iniciativa age promovendo a literatura em bibliotecas escolares, comunitárias, de ONGs e também do sistema prisional.

     No Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves foi uma das cidades escolhidas. As escolas beneficiadas foram a Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Vicente da Rosa, Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Borges Frota e Escola Estadual Landell de Moura.

     Na quinta-feira (15), a idealizadora do projeto, Adriane Laste, participou ao vivo do programa Prato Limpo para falar sobre a iniciativa. “Temos um objetivo muito grande, que é ajudar a formar novos leitores. Observamos que mais de 70% do Brasil não lê por falta de estímulo, de criação de hábito e de acesso ao livro, então nosso projeto é para isso”, destaca.

     Ainda de acordo com Adriane, quando uma escola é selecionada, diversos fatores são analisados antes da entrega dos livros. “Observamos quais são as principais necessidades, como está o estado da biblioteca da escola, para justamente entregar um acervo bibliográfico mais propício possível, tentando entender a necessidade dos alunos e principalmente dos professores”, explica.

     O trabalho do Nossa Biblioteca vai além do envio de livros e conta com especialistas em todas as áreas, incluindo a curadoria do escritor Luis Carlos Fischer, que seleciona os títulos, levando em consideração os programas de leituras oficiais de Ensino Fundamental e Ensino Médio, leituras obrigatórias e recomendadas para vestibulares e os livros destinados a Educação de Jovens Adultos (EJA).

     Patrocinada por diversas empresas via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto já alcançou a marca de 368 bibliotecas atualizadas. Até o final de setembro, a expectativa é enviar mais 20 acervos de livros que serão distribuídos para os estados da Bahia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.








MAIS NOTÍCIAS