Geral

Garibaldi perde o ex-prefeito Vandenir Antônio Miotti

Político marcou época com obras importantes e um mandato que divulgou Garibaldi para o Brasil
25/09/2022 Em Garibaldi
Portal Adesso - Foto: Arquivo/Portal Adesso

     Faleceu neste domingo (25), aos 65 anos, o ex-prefeito de Garibaldi, Vandenir Antônio Miotti. Vandenir lutava contra um câncer descoberto em dezembro do ano passado e estava internado no Hospital da Unimed em Caxias do Sul.

     Na política, Miotti concorreu a vereador na década de 80 e não se elegeu. Após, foi secretário de administração do ex-prefeito Ambrósio Chesini (PDS) de 1983 a 1988. Nas eleições seguintes, concorreu como cabeça de chapa, tendo Tercílio Conci como vice na coligação PDS/PDT e se elegeu, sendo o prefeito mais novo da história do município aos 32 anos. Foi empossado em 1989 e governou Garibaldi até 1992. 

     Sua gestão foi marcada por inovação, sendo o prefeito que mais divulgou Garibaldi para o Estado e país. Foi no governo de Vandenir Miotti que o slogan “Garibaldi Terra do Champanha”, foi criado. Foi Miotti também que deu um basta nas mortes que ocorriam na entrada de acesso a Garibaldi, e o local conhecido como “Trevo da Morte”, ganhou um novo pórtico e Garibaldi passou a ter uma marca que serve inclusive como atrativo turístico. 

     Ainda no governo Miotti, foram criadas duas grandes escolas da cidade, a Attilio Tosin, no bairro São Francisco, e a Pedro Cattani, no bairro Santa Terezinha. Destaque ainda para a tradicional festa das crianças onde se fechava a rua Buarque de Macedo no centro da cidade e ali eram distribuídos gratuitamente para todas as crianças de Garibaldi, cachorro quentes, refrigerantes, algodão doce e muitas brincadeiras eram realizadas. 

     Com uma voz marcante, no início da sua carreira, Vandenir atuou muitos anos na Rádio Garibaldi, onde também após deixar a prefeitura foi diretor. Atualmente, ele atuava na Câmara da Industria e Comércio – CIC como Gerente de Relacionamento com o Associado, responsável, entre outras ações pelos protocolos da entidade. 

     Em 2016 quando ainda não existia o Canal ADESSO TV, Miotti participou do programa Fatos e Debates no Portal Adesso. Na oportunidade, Vandenir anunciava ao jornalista Daniel Carniel, a realização da primeira Expo-Garibaldi. ( assista a participação no link abaixo da matéria)

     O velório de Miotti está sendo programado para acontecer na prefeitura municipal no inicio da tarde deste domingo. A cerimônia de despedida será às 17h e logo após o corpo será cremado em Caxias do Sul. 

     O ex-prefeito deixa a esposa Neusa Furlanetto Miotti, os filhos Jefferson e Elisa. Além do neto Lucca que nasceu na última terça-feira (20). 


 Assista a participação do ex-prefeito Vandenir Miotti no programa Fatos e Debates do Portal Adesso em 2016




MAIS NOTÍCIAS