Geral

Lojas da Tramontina passam a ser pontos de recebimento de eletroeletrônicos

Ação em parceria com ABREE inicia no dia 14 de outubro, em Carlos Barbosa e Farroupilha
13/10/2022
Portal Adesso - Foto: divulgação/Tramontina

     No Dia Internacional do Lixo Eletrônico, 14 de outubro, a Tramontina inaugura dois pontos de recebimento de eletroeletrônicos e eletrodomésticos em suas T factory stores. Localizadas nas cidades gaúchas Carlos Barbosa e Farroupilha, as unidades passam a oferecer o descarte correto destes produtos, sejam eles da marca Tramontina ou qualquer outra.  A ideia é expandir para demais lojas no país conforme o avanço do projeto, garantindo a maior aderência aos esforços de logística reversa.

     A ação acontece em parceria com a ABREE - Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, responsável pelo recolhimento e encaminhamento dos produtos descartados. Hoje, a associação já conta com quase 4 mil pontos de recebimento desse tipo de produto pelo país, disponíveis nas lojas de diferentes parceiros e associados da instituição, conforme site: https://abree.org.br/pontos-de-recebimento.

     Este é mais um passo da marca em projetos de logística reversa, para facilitar a destinação ambientalmente correta dos materiais, fazendo com que os mesmos retornem para a cadeia produtiva. Além dos eletroeletrônicos, a Tramontina opera em parceria com a cleantech Trashin para o retorno de panelas, formas, frigideiras, fervedores e assadeiras sem uso, que posteriormente poderão ser reciclados e transformados em outros produtos. Nesta iniciativa, três estados -  Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro - são contemplados com Ecopontos de coleta dos produtos.

     Ainda, em parceria com a Eureciclo, certificadora brasileira de logística reversa de resíduos sólidos, a marca realiza a compensação de embalagens que circulam no mercado interno, garantindo através dessa compensação a reciclagem de massa equivalente desses resíduos que vão para as casas dos consumidores. Isso é possível por meio da tecnologia de rastreamento da cadeia da reciclagem utilizada pela parceira. Neste programa, a Tramontina também auxilia na sustentabilidade financeira do setor de cooperativas de reciclagem por meio de recursos adicionais para operadores de coleta e triagem.

     Por fim, a empresa também trabalha com a logística reversa de pneus, seja através da sua rede de assistências técnicas ou junto a UTEP (Usina de Tratamento Ecológico de Pneus), empresa responsável por operacionalizar o retorno desses materiais, garantindo assim a compensação ambiental. Todos os programas fazem parte do Tramontina Transforma, projeto de sustentabilidade da marca, que reúne também iniciativas de gestão ambiental para transformar processos produtivos e minimizar impacto ambiental no ciclo de vida de seus produtos e embalagens. O trabalho vai além do cumprimento das legislações e normas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável a partir do investimento em tecnologias limpas, redução de geração de resíduos, efluentes e emissões atmosféricas, entre outras práticas.

     'Unimos produtividade e metas ao desenvolvimento sustentável. É algo que está em nosso DNA, para que os beneficiários sejam a sociedade, os clientes, a marca e o planeta. Investindo em projetos de economia circular, estes pontos de recebimento são mais um passo da Tramontina fazendo bonito hoje para transformar o amanhã'', comenta Lizandra Marin, coordenadora de ESG na Tramontina. 



MAIS NOTÍCIAS