Tempo

Primavera seguirá contando com a presença da La Niña na Serra Gaúcha

Com prognóstico de chuvas abaixo da média, a falta de água poderá atrapalhar a safra 2023
08/11/2022
Texto e foto: Viviane Zanella - Embrapa Uva e Vinho

     “A redução nas temperaturas mínimas do ar seguido pela diminuição no volume das chuvas são as principais influências que o fenômeno La Niña trará para os produtores gaúchos, pela terceira primavera consecutiva”, pontua a pesquisadora Amanda Heemann Junges, do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), na nova edição do Boletim Agrometeorológico da Serra Gaúcha. A publicação é elaborada por pesquisadores da Secretaria da Agricultura e da Embrapa Uva e Vinho e  apresenta uma avaliação das condições meteorológicas de agosto e setembro, o prognóstico climático até o mês de dezembro e as recomendações para os viticultores da Serra Gaúcha.  

     “Com prognóstico de chuvas abaixo da média, a falta de água poderá atrapalhar a safra. Se possível, o ideal é colocar irrigação ou investir em manejo, como a cobertura do solo, que irá auxiliar na manutenção da umidade”, destaca o pesquisador  Henrique Pessoa dos Santos, da Embrapa Uva e Vinho.  Ele também chama a atenção para redobrar  os cuidados em vinhedos que sofreram danos por congelamento, em função das geadas tardias. “É importante acompanhar e fazer os manejos necessários para minimizar as perdas”, alerta. 

     Com as condições previstas para o trimestre outubro-novembro-dezembro, espera-se uma menor intensidade no ataque do míldio da videira, mas o viticultor deve ficar atento, especialmente nos locais de baixada e próximos a matas, onde há maior probabilidade de ocorrência de orvalho. “Nossa recomendação é que sejam aplicados os fungicidas com ação de profundidade para o controle do míldio e atenção redobrada para o aparecimento do oídio nas cultivares híbridas e viníferas, que deve ser tratado desde o início”, destaca o pesquisador  da Embrapa, Lucas da Ressurreição Garrido.

     Divulgado desde agosto de 2020, o Boletim Agrometeorológico da Serra Gaúcha é uma parceria entre Embrapa Uva e Vinho e a Seapdr.  A Edição de  Outubro 2022 tem como autores Amanda Heemann Junges, da Seapdr, Henrique Pessoa dos Santos e Lucas da Ressurreição Garrido, da Embrapa Uva e Vinho. Esta edição descreve as condições meteorológicas que ocorreram em agosto e setembro de 2022, apresenta o prognóstico climático para o trimestre outubro-novembro-dezembro e, diante das condições meteorológicas ocorridas e previstas, detalha as respostas das videiras e traz recomendações fitotécnicas e fitossanitárias para a viticultura da Serra Gaúcha.

     Todas as edições do Boletim Agrometeorológico da Serra Gaúcha podem ser encontradas na seção de Agrometeorologia do site da Seapdr e no repositório de publicações da Embrapa Uva e Vinho.

 Texto e foto: Viviane Zanella - Embrapa Uva e Vinho

-- 

MAIS NOTÍCIAS