Geral

Casa Dal Bó vai ser demolida

Segundo prédio de alvenaria construído na cidade em 1895 deixará de existir. Tapumes já foram colocados no local
12/11/2022 Em Garibaldi
Portal Adesso - Foto: Portal Adesso

     Nas próximas semanas, o município de Garibaldi perderá por falta de planejamento da prefeitura municipal na gestão de 2004, um de seus históricos prédios no centro da cidade. O local que foi residência do ex-prefeito Vicente Dal Bó (1935 a 1949) e sua família, também já abrigou as freiras “Irmãs de São José” que vindas da França em 1899 utilizavam o espaço dar aulas aos alunos do pequeno município. Além disso, a Casa Dal Bó também já foi sede da Prefeitura Municipal, Delegacia e a Cadeia Municipal até 1939. Triste e com os olhos cheio de lágrimas, a proprietária e moradora da casa, a fisioterapeuta, Rosmari Dal Bó, neta do ex-prefeito Vicente Dal Bó, contou para a nossa equipe o motivo da demolição do prédio histórico situado na Rua Júlio de Castilho, 115, na esquina das ruas Dante Grossi e Júlio de Castilhos.

     De acordo com Rosmari, a família Dal Bó havia feito um empréstimo bancário para restaurar a casa no ano de 2003, sendo que a obra de restauração durou cerca de 8 meses. Construída no século passado, a casa tem sua estrutura e paredes frágeis e por isso, precisou ser cuidadosamente restaurada. Porém, apenas 4 meses depois da reforma, a Prefeitura Municipal de Garibaldi, na gestão do ex-prefeito Antônio Cettolin (MDB), resolveu fazer uma obra na rede pluvial e a empresa contratada, dinamitou rochas para passar canos em frente à casa, que com o impacto das explosões, ficou cheia de rachaduras.

     A proprietária da casa entrou com ação judicial contra o município exigindo que reparos fossem feitos. Em outubro de 2008, a justiça deu a sentença que ninguém da família queria. Além da condenação da prefeitura municipal que foi obrigada a ressarcir pelos danos causados, a proprietária também foi obrigada a demolir a casa, pois o prédio tinha risco de desabamento. Por incrível que pareça, em 2013, novamente a prefeitura fez obras na rua Júlio de Castilhos e danificou ainda mais a estrutura da casa. 

     Durante as duas gestões do ex-prefeito Antônio Cettolin, ele não pagou o prejuízo causado a família Dal Bó, nem cumpriu a determinação judicial, sendo que juros e mais juros foram acrescidos no processo. Por isso, o valor da ação judicial quase triplicou, sendo que o a dívida só foi paga no governo do ex-prefeito Alex Carniel que teve que desembolsar dos cofres públicos quase R$ 3 milhões para quitar a dívida com a obra mal planejada que destruiu a casa. 

     Como a prefeitura não pagava pelos danos e família não tinha onde ir, a neta do ex-prefeito e sua mãe permaneceram no local durante todo o processo, ou seja, cerca de 17 anos. Ainda de acordo com Rosmary, uma nova casa será feita no local e as obras vão iniciar assim que o prédio for demolido nas próximas semanas. Para o início da demolição, a proprietária e sua mãe que tem 90 anos vão sair da cidade.

     “Imagina como dói para nós ver nossa casa sendo demolida. Minha mãe vive a 90 anos ali. Toda a história dos Dal Bó e parte da história de Garibaldi também vai ao chão, ficar na poeira de entulhos. Fico indignada com o descaso da gestão municipal que não planejou e muito menos se preocupou com o nosso prédio’, disse Rosmari. 

     Para finalizar, ela também disse que a nova construção terá um memorial do Dr. Vicente Dal Bó que não só foi ex-prefeito como também um dos responsáveis pelo desenvolvimento da pequena Garibaldi quando esta recém havia se emancipada. “Eu não consegui salvar a casa, mas a esquina é nossa”, ressaltou Rosamari. 




MAIS NOTÍCIAS