Educação

UCS oferece 400 bolsas de estudos 100% gratuitas para cursar Licenciatura

Vagas são disponibilizadas a docentes da Rede Pública pelo Programa Nacional de Formação de Professores
05/01/2023
Portal Adesso

     Professores das Redes Públicas de Ensino Municipal e Estadual contam com prazo prorrogado – até 7 de fevereiro – para candidatura às bolsas de estudos oferecidas pelo PARFOR – Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. A partir da iniciativa, a Universidade de Caxias do Sul disponibiliza 400 vagas para cursos de primeira licenciatura: Letras-Língua Portuguesa, Matemática e Pedagogia; e de segunda licenciatura: Ciências Biológicas, Física, Geografia, Letras-Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia e Química.

     As vagas para cursos de primeira licenciatura focam nos profissionais da rede pública de educação que lecionam para turmas sem formação superior. Já as opções de segunda licenciatura destinam-se a docentes da rede pública de Educação Básica licenciados em área distinta de sua atuação em sala de aula.

     As opções de segunda licenciatura contemplam o Ensino a Distância, o que credencia professores de diferentes regiões do país a concorrerem às vagas.

     O cadastro poderá ser realizado até o dia 7 de fevereiro, a partir da inclusão e/ou atualização do currículo do docente na Plataforma Capes de Educação Básica. Na aba “Interesse em Formação”, o professor deve realizar a pré-inscrição no curso que busca formação, em primeira ou segunda licenciatura, de acordo com a disciplina que ministra no município de sua lotação, considerando as informações constantes no currículo cadastrado. Após esse registro inicial, a Secretaria de Educação municipal e /ou estadual à qual o professor estiver vinculado procederá com a validação das informações.

Sobre o PARFOR

     PARFOR é o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, da CAPES, voltado a contribuir para a adequação da formação inicial dos docentes em serviço na rede pública de Educação Básica por meio da oferta de cursos de licenciatura correspondentes à área em que atuam.

     A manifestação de interesse não garante a formação da turma e a consequente oferta do curso. Todas as etapas de inscrição precisam ser cumpridas pelo candidato.


MAIS NOTÍCIAS