Geral

Em Garibaldi e Carlos Barbosa muitas pessoas ainda não responderam ao Censo

Prefeituras estão preocupadas pois o número de habitantes pode cair e diminuir os repasses do governo
30/01/2023
Portal Adesso

     Desde o dia 01 de agosto de 2022, os recenseadores do IBGE estão coletando informações para o Censo Demográfico 2022 em aproximadamente 75 milhões de domicílios. Os recenseadores coletam informações sobre os moradores e seus domicílios, através de entrevistas diretas, contribuindo para:

- Obter informação sobre nascimentos e mortes para elaboração de estimativas populacionais;

- Conhecer a população residente, embasando a formulação de políticas públicas;

- Subsidiar a distribuição da verba federal de acordo com a população de cada cidade;

- Balizar pesquisas acadêmicas, levantamentos jornalísticos e estratégias da iniciativa privada.

     Os resultados do levantamento são indispensáveis para a elaboração de políticas públicas, pois o Censo é a única fonte de referência nacional para o conhecimento das condições de vida da população em toda as cidades, com detalhamento por divisões administrativas de cada prefeitura e, ainda, por áreas urbanas e rurais.

     Por isso, a Administração Municipal  de Carlos Barbosa e Garibaldi ressaltam a importância dos moradores atenderem os recenseadores e responderem o questionário. Segundo a Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, toda pessoa natural ou jurídica de direito público ou de direito privado que esteja sob a jurisdição da lei brasileira, é obrigada a prestar as informações solicitadas pela Fundação IBGE para a execução do Plano Nacional de Estatística e a falta destas informações, pode acarretar no corte de repasse de recursos ao Município.

     Os recenseadores estarão devidamente credenciados e uniformizados e também é possível verificar suas identidades pelo site https://respondendo.ibge.gov.br/ ou pela Central de Atendimento ao Censo 0800 721 8181. Para realizar a confirmação, o cidadão deverá fornecer o nome, matrícula e/ou CPF do recenseador. Estas informações estarão presentes no crachá.



MAIS NOTÍCIAS