Eventos/Cultura

ExpoBento e Fenavinho abrem para brindar negócios e alegria

Cerimônia foi marcada pela exaltação às origens de Bento Gonçalves
09/06/2023 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso - Foto: divulgação

     Em uma das cerimônias de abertura mais prestigiadas da história da ExpoBento, a maior feira multissetorial de compras e entretenimento do Brasil, juntamente com a Fenavinho, deu mostras de sua grandeza e prestígio ao reunir o governador gaúcho, Eduardo Leite, e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, além de deputados federais, estaduais e lideranças da região. A solenidade ocorreu no fim da tarde quinta-feira (08), na sede do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), entidade promotora da feira e da festa.

     Marcada pela emoção ao exaltar a figura do colono através de depoimentos e da intervenção artística do grupo Ricordi D'Italia por meio da dança, a abertura da 31ª ExpoBento e da 18ª Fenavinho celebrou origens, exaltou o trabalho e festejou a cultura herdada dos imigrantes italianos.

     O governador Eduardo Leite lembrou do legado dos colonizadores para o desenvolvimento da região. "Eles construíram essa potência que é a Serra gaúcha, que tanto nos inspira. Um cenário transformado através da agricultura, especialmente a familiar. Não são pequenos agricultores, mas grandes agricultores em pequenas propriedades", disse o governador. "Esse é um povo que dá valor ao trabalho, que faz essa feira e essa festa com envolvimento comunitário. Não somos nós que estamos vindo aqui prestigiar a Fenavinho e a ExpoBento, é a Fenavinho e a ExpoBento que nos dão essa condição de nos inspirarmos para levarmos aos nossos gabinetes essa vibração", continuou. Exultante diante da abertura da feira e da festa, a presidente do CIC-BG, Marijane Paese, comemorou o número de expositores – cerca de 500 – na ExpoBento, demonstrando sua importância para a economia. "A 31º Expobento é a consolidação do nosso perfil empreendedor e, especialmente, uma iniciativa concreta de fomento à economia regional e valorização dos negócios locais, uma vez que 60% dos expositores são da Serra Gaúcha. A Fenavinho aclama a força que vem do agricultor, símbolo não só de qualidade, mas de tradição, cultura e história, que tanto nos orgulham. Ao encampar a realização da feira e da festa, o CIC-BG fortalece a economia regional gerando negócios, empregos, estimula o comércio e impulsiona o turismo", declarou.

     O ministro Paulo Teixeira lembrou que a região foi transformada por imigrantes que, por meio de um programa de colonização e reforma agrária, trouxeram desenvolvimento para a Serra. "É uma região forte na agricultura, na indústria moveleira, metalmecânica, de alimentos e no turismo. É um sucesso a ser replicado para todo Brasil, com agricultura familiar, agroindústria, cooperativas", comentou. A fala do prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, também reverenciou a importância da agricultura. Reforçou que o progresso da cidade não apenas está ligado ao interior, mas que foi lá originado. "Todos os empresários que estão aqui começaram na agricultura. Se não foram eles, foram os pais ou os avós. Mas todos começaram no interior. O que mais orgulha o cidadão daqui é o trabalho que se faz no interior", disse Siqueira. O prefeito também observou como é importante valorizar o produtor rural para que o campo siga produzindo com qualidade. "A ExpoBento e a Fenavinho são exemplos da força da nossa população", disse Siqueira. 

Reconhecimento

     A pujança do setor vinícola na cidade foi destacada pelo coordenador do Comitê da 18ª Fenavinho, Rodrigo Valerio. "Em Bento Gonçalves, o vinho é sinônimo de progresso, de trabalho e de dignidade, em um ciclo que começa com o produtor e ganha as taças ao redor do mundo", disse. Foi com esse mesmo vinho que a cidade se desenvolveu e ajudou a diversificar a economia local. E muito disso está presente na ExpoBento. Ao citar alguns números que fazem do evento uma feira gigante, como a expectativa de receber 300 mil visitantes e movimentar mais de R$ 50 milhões, o coordenador-geral desta edição, Bruno Benini, falou sobre os esforços conjuntos necessários para viabilizar o evento. "Uma feira do porte da ExpoBento só se constrói com a soma de muitos talentos. Edificamos uma feira que combina atrativos consagrados e novidades na programação, com uma amplitude de atrações que seguramente serão experiências marcantes para cada visitante", garantiu.

     O primeiro dia da 31ª ExpoBento e 18ª Fenavinho encerrou com público de 15.398 pessoas.




MAIS NOTÍCIAS