Polícia

Delegado alerta sobre os perigos do golpe ‘Mão Fantasma’

Titular da DP de Farroupilha, Éderson Bilhan, orienta a população sobre golpes
09/06/2023
Rádio Espaço FM - Foto: Arquivo ADESSO TV

     O delegado da Polícia Civil de Farroupilha, Éderson Bilhan, orienta a população quanto aos perigos do golpe ‘Mão Fantasma’. Conforme Bilhan, este é um caso antigo, mas que foi repaginado pelos criminosos. “É uma situação onde os golpistas utilizam de forma mascarada o número do telefone das agências bancárias e em contato com os clientes, solicitam que se faça um download de um aplicativo para acesso remoto”, salientou.

     De acordo com o delegado, sob posse destas informações e entrada liberada por parte dos usuários, essas pessoas não autorizadas e sem qualquer ligação com as instituições bancárias, passam a movimentar a conta e realizar a retirada de valores. Desta forma, ele pediu para que os usuários nunca abram links suspeitos e reforçou que antes de qualquer autorização, a agência financeira seja procurada. Na oportunidade, Bilhan também comentou a respeito de outros tipos de golpes, que tem aumentado no município. Em maio deste ano, a prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria de Gestão e Governo em parceria com o Procon e a Polícia Civil, desenvolveu uma cartilha contra golpes, a fim de alertar a comunidade.

Confira os principais golpes destacados na cartilha

Golpe no Whatsapp: Os criminosos vinculam uma imagem de perfil da vítima, geralmente retirada do seu próprio perfil de WhatsApp ou redes sociais. Com uma conta falsa, eles se passam pela vítima e solicitam dinheiro para amigos, familiares e conhecidos.

Clonagem do Whastapp: O golpista se passa por funcionário do WhatsApp, solicita à vítima para que informe seus dados pessoais e um código que receberá no telefone, a partir do fornecimento dessa chave o golpista terá acesso ao WhatsApp da vítima que acaba perdendo o seus. Na sequência o criminoso se passa por ela e, solicita dinheiro aos parentes ou amigos, que acreditando ser o conhecido, acabam transferindo o dinheiro para a conta.

Compras Online: O consumidor recebe o anúncio nas redes sociais de produtos com preços baixos em relação ao preço do mercado, e por isso compra o produto. Após realizar o pagamento o vendedor some, não responde mais as mensagens em nenhum lugar, sem conseguir falar com o vendedor e sem os produtos, os consumidores procuram o Procon para requerer o cancelamento, estorno ou a entrega do produto, onde acabam descobrindo que foram vítimas de golpe.

Falso boleto: O consumidor é devedor de determinado valor, recebe uma ligação de um suposto funcionário do banco oferecendo uma proposta de pagamento. A proposta e o boleto são enviados com o timbre do banco, porém o beneficiário não é o banco, mas um estelionatário ou empresa criada para fraude. Outra forma de aplicarem esse mesmo golpe é solicitar para que a pessoa entre num suposto site do banco e lá imprima o boleto. Sendo que o endereço do link é enviado pelo estelionatário.

Telesaque sem consentimento: Essa modalidade é caracterizada pela liberação de empréstimo em conta, sem qualquer autorização ou solicitação prévia dos consumidores. A instituição financeira entra em contato oferecendo o empréstimo consignado, o consumidor recusa, mesmo assim recebe o depósito.

Depósito inexistente: É possível comparecer em uma agência bancária e efetivar o depósito em envelopes, tanto em dinheiro como em cheque. Ao se fazer isso será registrado o valor debitado. O titular da conta perceberá que o valor aparecerá como crédito, mas terá uma mensagem mostrando que está bloqueado e somente será liberado quando o envelope for aberto e tiver mesmo um cheque ali e ele for compensado, ou a quantia de dinheiro informada. 

Falso empréstimo: O golpista oferece uma quantia alta como empréstimo a juros vantajosos e pede que a vítima deposite o valor do seguro como garantia. O valor é depositado na conta do golpista e o empréstimo jamais entregue. 

Golpe do Telesaque: Este golpe consiste em ligações (muitas vezes) incessantes de Instituições Bancárias oferecendo crédito e cartão consignados. No Brasil, é muito comum que tal categoria de fraude se debruce sobre os idosos e recém-aposentados, pois são pessoas sem muito conhecimento sobre os riscos do crédito consignado e mais propensas a aceitarem uma contratação abusiva.

     Dúvidas e informações podem ser obtidas no Procon pelos telefones: (54) 3261-6949 ou (54) 99612-2481, das 9h às 16h.



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