Geral

Prefeitura de Garibaldi realiza plantio de camélias, flor símbolo do município

Plantio foi realizado em diversos pontos como forma de embelezar os espaços públicos
12/06/2023 Em Garibaldi
Portal Adesso - Foto: divulgação

     Em Garibaldi, a presença da espécie pode ser percebida em todo o território, especialmente ao lado de construções religiosas no interior. Além disso, diversas residências são ornamentadas pela flor. Vale lembrar que as mudas vieram de navio com os imigrantes italianos, que se estabeleceram na região e construíram esta terra próspera.Conforme o secretário da pasta, Anderson Dalla Rosa, a ideia é realizar o plantio em outros pontos do município. “Além do constante trabalho que é feito com o plantio de flores em canteiros centrais, praças e em locais bastante frequentados pelos munícipes e visitantes, estamos agora valorizando a flor símbolo de Garibaldi, deixando assim nossa cidade cada vez mais bonita”, destaca.

A espécie

     A Camellia japonica é um gênero descrito pelo sueco Carl von Linné em sua obra magna Species Plantarum. Seu nome teria sido designado em homenagem ao missionário jesuíta Georg Kamel. A Camélia é um arbusto originário de países orientais, muito popular devido às flores com cores vibrantes e folhagem verde. É uma espécie perene, ou seja, suas folhas se mantêm durante todo o ano, mesmo com a mudança do clima. A sua floração ocorre no inverno e se prolonga até a primavera.

     Os imigrantes italianos adotaram a camélia no Brasil. Registros históricos atribuídos ao Frei Arlindo Battistel relatam que “enquanto o ipê, o cedro, o tarumã e uma porção de árvores nativas, bem como as pereiras, pessegueiros, ameixas e videiras estavam dormentes – eram despidas de folhas – as camélias, sob o ímpeto frio, mantinham suas folhas verdes, lustras e bonitas. Ver uma árvore florida em pleno inverno despertava vigor, força e alegria”.



MAIS NOTÍCIAS