Eventos/Cultura

Bento Gonçalves celebra o padroeiro da cidade

Dia de Santo Antônio terá missas, bênçãos, distribuição de pãezinhos, almoço festivo e procissão
13/06/2023 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso - Foto: Felipe Padilha/ divulgação

     A 145ª Festa de Santo Antônio se aproxima, com o lema “Pelas mãos de Santo Antônio, partilhamos o pão da paz”, baseado na Campanha da Fraternidade deste ano que refletiu sobre “Fraternidade e fome”. Nesta terça-feira, 13 de junho, o feriado municipal se une à festa religiosa mais antiga da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. Logo no início do dia, às 6h, está programada a alvorada festiva, com o toque dos sinos da igreja. No decorrer da festividade, diversas celebrações serão realizadas, dentre elas missas às 7h, 8h30min, 10h, 15h e 18h. A missa campal será celebrada às 15h, em um palco instalado em frente ao Santuário Santo Antônio, na rua Marechal Deodoro, e será presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon. Logo depois, haverá procissão com a imagem do Padroeiro pelas ruas centrais de Bento Gonçalves.

     Às 12h, no Salão Paroquial, haverá o almoço festivo. Restam ainda alguns ingressos ao valor individual de R$ 80. Eles podem ser adquiridos com os casais festeiros e festeiros jovens da 145ª Festa Santo Antônio e na Secretaria Paroquial. O cardápio terá: sopa de capeletti, lesso, piem, suíno, churrasco, frango, saladas, maionese e pão, além de vinho branco, rosé e tinto, refrigerante 600ml, suco, água com e sem gás e sagu com creme, de sobremesa. Às 18h, a missa em ação de graças também marcará a apresentação dos casais festeiros de 2024. Todas as missas serão transmitidas pelas redes sociais da Paróquia Santo Antônio e diversas rádios e canais de televisão.

     Além disso, acontecerá a distribuição de 40 mil pãezinhos no pátio do Santuário, sendo parte deles com a imagem de Santo Antônio e do Menino Jesus “carimbadas”, como sinal de unidade e comunhão. Os fiéis e devotos também poderão manifestar sua solidariedade: haverá campanha de coleta de alimentos para a Casa Pão dos Pobres, da Paróquia. As doações podem ser entregues às equipes de voluntários nas missas do dia 13 de junho. De acordo com o Padre Volmir Comparin, a Festa de Santo Antônio é característica do povo de Bento Gonçalves. “Há 145 anos, um quadro trazido pelo padre Giovanni Menegotto, deu início a toda essa bela história que é, ao mesmo tempo, bálsamo para as dores dos fiéis e força para a caminhada da Igreja e da sociedade. Por isso, festejar o Padroeiro, é fazer memória da história do nosso povo e continuar pedindo a intercessão dele pela vida e missão da nossa cidade”, enfatiza. O coordenador dos festeiros, Alexandre Faccin, juntamente com a esposa Simone Paese Faccin, é responsável pelos feiteiros de 2023. De acordo com ele, neste ano a equipe está fortalecida. “Por sermos muito unidos e um grupo que trabalhou bastante, formamos uma verdadeira família. A representatividade que buscamos ao levar nosso padroeiro a todas as comunidades e entidades, ficando junto do povo, vem do exemplo de Santo Antônio, que foi um santo de muita humildade, ajudou a todos e esteve sempre próximo das pessoas.

     Assim, seguindo esse exemplo de fé, os festeiros pensaram como seria a melhor forma de fazer a celebração deste ano. “Desde o início, através da programação existente e de algumas inovações, como a procissão luminosa, visita de Santo Antônio à prefeitura, participação em desfiles na Via Del Vino, passeio de Maria Fumaça levando nosso padroeiro aos municípios vizinhos, buscamos fazer com que nosso padroeiro e nossa festa, fosse integrada a todos”, ressalta. A equipe de festeiros da 145ª Festa de Santo Antônio é composta pelos casais: Adair Angelo Tusset e Lúcia Lavandoski Tusset, Alexandre Faccin e Simone Paese Faccin (casal coordenador), Marcelo Erondi Galvagni e Sandra Andréia Galvagni, Rene Rizzardo e Nair Massoco Rizzardo, Samuel Soares e Daiane Dallé Soares e Sérgio Guerra e Maria Dolores Borges Guerra. Os festeiros jovens desta edição são Daniel Henrique Ferrari e Daiana Henicka Cusin, Diego Longhi e Ediane Dalla Valle, Adrian Candido e Elisandra Marin.

     Já a Equipe Paroquial Santo Antônio é composta pelo pároco, padre Volmir Comparin, pelos vigários paroquiais, padres João Roberto Masiero e Vinicius Fedrizzi Caberlon e pelas Irmãs Pastorinhas, Lídia Villani, Maria Lourdes Motter e Vergínia Fabbro.

Como funcionará o trânsito?

    Na noite da segunda-feira (12), às 19h, serão bloqueadas as duas faixas da direita da rua Marechal Deodoro, desde a esquina com a Rua Júlio de Castilhos até a frente do Santuário Santo Antônio, onde será montado o palco para a missa campal, das 15h, e procissão no dia 13. As faixas da esquerda e o acesso à rua Assis Brasil estarão liberados. O acesso local dos moradores e clientes do Shopping Bento está assegurado antes e após a celebração, com término previsto para às 17h do dia 13. A partir das 14h, bloqueio total das ruas Júlio de Castilhos/Ramiro Barcelos, Marechal Deodoro/Saldanha Marinho e Dr. Antunes/ Barão do Rio Branco, para realização da Missa campal das 15h e posteriormente a procissão. Durante a Missa solene, o acesso será somente em casos de emergência. A liberação completa da via está prevista para às 22h do dia 13 de junho.

     O Dia Festivo terá acompanhamento da Secretaria Municipal de Segurança Pública, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Guarda Civil Municipal (GCM), bem como a Brigada Militar e a Polícia Civil, sendo possível pedir o auxílio dos soldados do efetivo das forças de segurança se necessário. Além disso, as secretarias da Saúde, com a cedência de ambulância e equipe de enfermagem; de Cultura, com a cedência do palco; Viação e Obras Públicas, com a montagem da estrutura; Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, com a logística de trânsito; de Meio Ambiente, com a limpeza; bem como a Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana.

Devotas ao Santo

     Ser devoto de um santo canonizado da Igreja Católica é uma forma de aprofundar na vida de santidade. Em Bento Gonçalves, desde 1978 (data da primeira festa), Santo Antônio tem um lugar especial no coração das pessoas. Após seis anos, em 1884, a paróquia foi criada e ele começou a ser venerado como padroeiro do município. A auxilar admistrativo Maira Lazzarotto Tonezer, 53 anos, diz que a devoção foi herdada dos pais, que a ensinaram sobre a fé. “Recorria ao Santo para encontrar coisas perdidas. Além disso, participo da festa desde criança. Minha vó era zeladora, então íamos ao chá e às quermesses, um tempo muito bom. Fazíamos a trezena e terminávamos na Missa Solene e procissão”, recorda.

Programação


6h – Alvorada Festiva com o toque dos sinos

7h – Missa no Santuário Santo Antônio

8h30min – Missa no Santuário Santo Antônio

10h – Missa no Santuário Santo Antônio

12h – Almoço Festivo no Salão Paroquial

15h – Missa Campal, em frente ao Santuário Santo Antônio

16h – Procissão com a imagem de Santo Antônio (ruas General Gomes Carneiro, Barão do Rio Branco e Cândido Costa, retornando pela Marechal Deodoro, até o Santuário Santo Antônio)

18h – Missa em ação de graças no Santuário Santo Antônio, com apresentação dos festeiros de 2024




MAIS NOTÍCIAS