Eventos/Cultura

7º Encontro Estadual de Floricultura é nesta sexta-feira

Estão previstas trocas de experiências e palestras
29/06/2023 Em Garibaldi



Garibaldi será a sede do aguardado VII Encontro Estadual de Floricultura, um evento que reunirá representantes do setor em uma troca valiosa de conhecimento, com discussões sobre os avanços na área. O evento será realizado nesta sexta-feira, dia 30 de junho, a partir das 13h.

A iniciativa também vai celebrar os 30 anos do BEIGRUPO. Por esta razão, a programação inicia na sede da Beifiur, uma de suas empresas. Os participantes terão a oportunidade de conhecer o Laboratório de análises de água, solo, insumos, fertilizantes, substratos e inoculantes biológicos, além de visitar a Biofábrica de monocultivo de fungos em escala produtiva, a Ecobiofábrica de policultivo de microrganismos em meio sólido e líquido, e muito mais. 

Ao final serão apresentadas as pesquisas em andamento no campo da química verde, pirólise e HTC, entre outras áreas de interesse. Para marcar simbolicamente as três décadas do BEIGRUPO, também será realizado o plantio de um pinheiro que representará o crescimento e a contribuição dessa empresa para o setor.

O evento contará com a presença de destacados profissionais do setor, incluindo o presidente do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), William José de Wit, e o presidente da Associação Riograndense de Floricultura (Aflori), Walter Luís Winge. Além disso, autoridades locais, estaduais e federais também foram convidadas a participar.

Após três anos de incertezas devido à pandemia, o setor se reúne para debater as movimentações do mercado e buscar gestão eficiente, redução de custos e competitividade em uma nova realidade. Para isso, a intenção da organização é compartilhar informações e conhecimentos entre os representantes do setor de floricultura, reconhecendo a importância de cada um para a qualificação e competitividade do setor

A programação seguirá às 17h, na sede da CIC Garibaldi, com duas palestras de destaque. Valdecir Ferrari, sócio proprietário e um dos Gestores do BEIGRUPO, vai falar sobre as ferramentas de gestão e o foco das empresas. Em seguida, Jorge Possato, diretor geral do Veiling Holambra, compartilhará estratégias de comercialização desta que é considerada a “mais completa e moderna cooperativa de flores e plantas do Brasil”.

O setor de floricultura desempenha um papel significativo na economia, gerando empregos e impulsionando o comércio. No país, o faturamento do setor em 2021 alcançou mais de R$ 10 bilhões. O Rio Grande do Sul desponta como um dos principais estados neste segmento, com um faturamento próximo a R$ 2 bi.

Além disso, é uma área que contribui para o embelezamento de espaços públicos e privados, promovendo bem-estar e qualidade de vida. O VII Encontro Estadual de Floricultura reafirma o compromisso em fortalecer esse setor, impulsionando seu desenvolvimento e promovendo a troca de conhecimento e inovação.


MAIS NOTÍCIAS