Agricultura

Associados da Cooperativa Garibaldi participam de curso de desenvolvimento

Eles são capacitados para gestão de pequenas propriedades rurais
05/07/2023 Em Garibaldi
Portal Adesso- foto: Divulgação Coviga

     Mais do que uma paixão ou verdadeira vocação, extrair do cultivo da terra o sustento para toda a família é, também, um negócio. Comandar uma propriedade rural requer atenção às práticas de gestão como qualquer empreendimento. É um compromisso que exige capacitação e atualização permanentes. Por esse motivo, a Cooperativa Vinícola Garibaldi segue apostando na qualificação ao oferecer o curso de Desenvolvimento da Propriedade Rural para seus associados – hoje mais de 450 famílias, que cultivam cerca de 1,2 mil hectares de vinhedos.

     A segunda turma iniciou o circuito de qualificação no final de junho, e cumprirá um ciclo de cinco encontros, totalizando 25 horas de aulas realizadas na sede da Cooperativa. Participam da iniciativa 34 cooperados e familiares de cooperados. Além desses, houve um grupo de 40 alunos que assistiram ao curso na primeira turma, cujas atividades ocorreram entre os meses de maio e agosto de 2022.

     Durante o curso, os associados têm a oportunidade de ampliar conhecimentos sobre instrumentos e práticas de gestão, entendendo como agregar valor à propriedade rural. “É um espaço para troca de experiências e debates sobre avanços na área rural, inserindo os cooperativados em um importante movimento de busca pelo aperfeiçoamento nas práticas de gestão, de modo que seus negócios se tornem ainda mais prósperos e sustentáveis”, explica o presidente Oscar Ló.

     O programa de ensino envolve tópicos como instrumentos de controle e monitoramento que podem ser empregados na propriedade, bem como aproxima os associados de novas tecnologias e práticas de gestão. “A história de 92 anos da Cooperativa Vinícola Garibaldi está alicerçada na força de seus associados. O sucesso de um significa o êxito de outro, por isso temos um olhar muito atencioso ao compromisso de preparar o cooperativado para vencer os desafios frente às transformações do mercado, estimulando sua prosperidade e, sobretudo, a perpetuidade da propriedade rural dentro do núcleo familiar”, diz Ló. Em maio desse ano, outro movimento inédito realizado pela Cooperativa Vinícola Garibaldi em prol da promoção do desenvolvimento do associado foi a realização da primeira edição da mostra GaribaldiTECH, exibindo novidades em equipamentos, máquinas e implementos para a vitivinicultura, aproximando o produtor rural de tecnologias aplicáveis no cultivo das videiras.

     Além dessas novidades, tradicionalmente a Cooperativa Vinícola Garibaldi mantém atividades como o programa Garibaldi Jovem, destinado a engajar as novas gerações nos negócios e estimular seu envolvimento com a busca da prosperidade das propriedades rurais.




MAIS NOTÍCIAS