Geral

Trem da Giordani Turismo chega hoje na Fronteira do RS

Transportado em uma carreta, operação logística iniciou em Bento no dia 03
06/07/2023 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso - Foto: divulgação

     Um esquema especial de transporte foi utilizado para levar  um trem de Bento Gonçalves até Santana do Livramento, na Fronteira do Brasil com o Uruguay. Em uma ação conjunta, a Giordani Turismo e Marcopolo Rail, realizam a logística de transporte do “VLT Prosper” que saiu de Bento Gonçalves, da sede da empresa, e tem como destino final a Estação Férrea de Livramento, em Sant' Ana do Livramento.

     Ao todo, foram aproximadamente 730 quilômetros  percorridos entre os dias 03, 4 e 5 de julho. Mais de 35 pessoas estão envolvidas diretamente na operação, que devido às grandes proporções da carga, utilizará duas carretas de cargas especiais, além de acompanhamento de equipe de segurança e batedores.

     A primeira etapa do deslocamento ocorreu no dia 03, quando o comboio saiu de Bento Gonçalves  e pernoitou no ‘Posto do Avião’, em Garibaldi. Já no dia 04, a logística seguiu com o trem passando pela Região do Vale do Caí, BR-116 no sentido São Leopoldo/Capital, atravessando a ponte do Guaíba, em Porto Alegre, e seguindo na BR-116 em direção à Pelotas onde pernoitou. No dia 05, o grupo partiu de Pelotas pela BR-293, passando por cidades como Candiota, Bagé e Dom Pedrito, e fez o último pernoite já próximo ao destino final.

     Na manhã desta quinta-feira (06),  o comboio percorre o trecho final e entra na cidade de Sant´Ana do Livramento, até a Estação Férrea de Livramento, onde o ‘VLT Prosper’ permanecerá junto à área do Porto Seco.

Início da operação

     O trem deve entrar em operação ainda em 2023 com o passeio denominado “Trem do Pampa”, que terá operação da Giordani Turismo, empresa que também é responsável pelo tradicional passeio “Maria Fumaça - Trem do Vinho”, na Serra. O moderno veículo tem capacidade para 100 passageiros, vista panorâmica, assentos reclináveis, ar-condicionado e acessibilidade, e foi o primeiro modelo de veículo leve sobre trilhos produzido pela Marcopolo Rail.




MAIS NOTÍCIAS