Eventos/Cultura

Cônsul-geral da Itália visita Carlos Barbosa na próxima semana

Valerio Caruso estará na cidade nos dias 14 e 15 de julho
07/07/2023 Em Carlos Barbosa
Portal Adesso- foto: Bárbara Salvati Divulgação

     Em constante movimento de aproximação com o interior do Estado, o COMITES-RS insere em sua agenda do mês de julho importantes ações junto à comunidade de Carlos Barbosa. Nos dias 14 e 15, a circunscrição do Rio Grande do Sul do Comitê dos Italianos no Exterior organiza uma visita à cidade para a realização de sua reunião mensal, participação na cerimônia de reconhecimento à colonização Italiana-Lombarda no interior do município e acompanhamento de atividades e serviços consulares propostos pelo Consulado Geral da Itália em Porto Alegre – além de prestigiar a 32ª edição do Festiqueijo. 

     Na manhã de sábado (15), ocorre o encontro mensal do COMITES-RS. Em debate, ações de fortalecimento dos laços culturais com a Itália e as necessidades dos cidadãos italianos no Rio Grande do Sul, com destaque para a abertura de espaço às associações. Na sequência, a comitiva parte para a comunidade de Cinco da Boa Vista, no interior de Carlos Barbosa. Lá, ocorre a cerimônia de reconhecimento à colonização Italiana-Lombarda na Igreja São João da Cruz, junto à Associação Recanto Bergamasco. 

     Após a acolhida no local que é marco da imigração, haverá a colocação da placa alusiva à Igreja de Pedra e a apresentação do projeto de nomeação das ruas dos municípios de origem – seguido de um almoço festivo no Salão da Comunidade e apresentação de corais. As atividades, que também têm apoio da Pró-Arte e da Prefeitura de Carlos Barbosa, contarão com a participação do Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso.

     A agenda em Carlos Barbosa também será oportunidade para os cidadãos ítalo-brasileiros da região realizarem uma etapa importante da emissão do passaporte italiano: o cadastramento de impressões digitais. Por meio da Agência Consular Honorária da Itália em Bento Gonçalves, haverá o serviço de biometria nos dias 14 e 15, entre 8h30 e 11h30 e 13h e 18h30, em ambos os dias. A coleta será feita em espaço localizado na Rua Andrea Pontin, número 190, segundo andar do Telecentro. 

     Nessa ação, serão atendidos cidadãos maiores de idade previamente agendados por e-mail, de forma exclusiva para a coleta de impressões digitais. Os agendamentos serão efetuados para os cidadãos que estiverem com toda a situação regular junto ao Consulado Geral, após envio dos documentos para o endereço eletrônico da representação consular de Bento Gonçalves ([email protected]). 




MAIS NOTÍCIAS