Geral

Morre Tito Simonaggio, um dos fundadores do Grupo Sexta Feira Alegre

Junto com Valmor Marasca, o empresário foi Campeão do Festival da Mentira de Nova Bréscia
14/07/2023 Em Garibaldi
Portal Adesso - Foto: Reprodução Histórias de Nossa Gente

     Faleceu nesta sexta-feira (14), aos 77 anos o empresário Osvaldo Simonaggio, conhecido Tito. Ele é um dos fundadores do Grupo Sexta-feira Alegre, inclusive o nome do grupo foi dado por sua sugestão nos anos 70.

     Ao lado do músico Valmor Marasca, Tito venceu o famoso Festival da Mentira de Nova Bréscia nos anos 80 e era um grande incentivador da cultura e eventos da cidade. Inovador, Simonaggio sempre esteve à frente de muitas ideias e invenções na cidade. Foi um dos pioneiros na fabricação de bombas de chimarrão no município, que transformou Garibaldi em uma das grandes fabricantes deste utensilio no Estado.

     Empresário, ela também atuou no ramo das joias, fundando a Esquina Joias e após a Tito Joias que funcionava na esquina próximo a rodoviária de Garibaldi. Tito atuou também na comercialização de  relógios, onde negociava com diversas relojoarias do Rio Grande do Sul. Ele ainda montou a metalúrgica SICA, fabricante de cuias e bombas de chimarrão.

     Excelente vendedor, Tito também atuou como representante comercial, vendendo diversos produtos em todo o Estado e país. Aficionado por carros antigos, principalmente por veículos da década de 20 e 30, Tito foi um dos idealizadores do desfile de carros antigos da primeira Fenachamp em 1981. Ele ainda colecionava músicas antigas e era um conhecido jogador de Xadrez, participando de competições a nível estadual.Com seu carisma, Tito tinha milhares de amigos em muitas cidades e sempre é lembrando como um pessoa animada, pra frente e festeiro.

     Nos últimos tempos, ele enfrentava problemas de saúde e veio a falecer nesta sexta-feira. Em 2020, ele participou do documentário Histórias de Nossa Gente, na oportunidade Tito contou a história de amizade com o músico Valmor Marasca que chegou a morar na casa de Tito. Tito Simonaggio não tinha filhos e era casado com Neusa Lorenzini.

     O velório do empresário ocorre na funerária Nossa Senhora do Carmo a partir das 16h desta sexta-feira (14) e o sepultamento será nesta sábado às 10hs no Cemitério Público Municipal de Garibaldi. 

Assista a participação de TITO no documentário sobre a vida de Marasca





MAIS NOTÍCIAS