Agricultura

Dia do Colono: agricultores relatam o orgulho da profissão

Lideranças municipais visitaram produtores no interior de Bento Gonçalves
25/07/2023 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- fotos: Rodrigo De Marco - Prefeitura de Bento Gonçalves

     Nesta terça-feira (25), é celebrado o Dia do Colono e do Motorista, e para recordar a data o Prefeito em exercício, Amarildo Lucatelli, o secretário da Agricultura, Volnei Christofoli, e o subprefeito de Tuiuty, Thiago Coser, estiveram no interior conversando com os agricultores.

     Entre as estradas com máquinas patrolando para o alargamento de vias estão os parreirais que desenham a geografia do interior de cada distrito. O agricultor Agostinho Roman, morador da localidade de São Valentin, em Tuiuty, é uma das destas pessoas que dedica o tempo integral cuidando de seu pedaço de terra. “Nós temos entre 12 e 13 hectares de terra, repletos de parreiras, e com a ajuda da família trabalhamos duro no dia a dia. Agora está na fase das podas, que deve ser bem feito, para que no verão a gente tenha uvas de qualidade. Todos os momentos do ano são importantes para esse cultivo, e exige dedicação de todos”.

     O trabalho embaixo dos parreirais ultrapassa gerações, e une famílias. Maicon Roman, filho de seu Agostinho, também ressaltou sobre o orgulho de estar no interior ajudando a família. “Eu trabalho na propriedade da minha família, onde meu pai e meus tios trabalharam durante toda a vida. Para mim é um orgulho estar representando tudo que eles fizeram, e dar continuidade nisso. É muito bom esse incentivo que a Secretaria de Agricultura dá para os agricultores, também porque faz a diferença e ajuda para que os jovens fiquem no interior”.

     O Prefeito em exercício Amarildo Lucatelli também destacou acerca da importância do trabalho dos agricultores. "Nós do poder público parabenizamos pelo belíssimo trabalho que eles vêm fazendo. Estamos cada vez mais incentivando o homem do interior para que ele fique na propriedade e consiga manter essa tradição e cultura que move Bento e região, e que muito trabalha e faz por Bento. Desejamos tudo de melhor e muito boa sorte a todos”.




MAIS NOTÍCIAS