Educação

Professores debatem a fluência de leitura dos alunos

Habilidade de saber ler e escrever pode moldar o futuro de uma criança
01/08/2023 Em Carlos Barbosa
Portal Adesso- Foto Divulgação Prefeitura de Carlos Barbosa

     A Secretaria Municipal da Educação de Carlos Barbosa, promoveu uma reunião com professores alfabetizadores para tratar sobre a avaliação de fluência em leitura. Essa avaliação é realizada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), em parceria com as Secretarias Estadual e Municipais de Educação. Seu objetivo é coletar dados acerca do desenvolvimento da fluência em leitura dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental das redes avaliadas.

     No Rio Grande do Sul, a alfabetização de todas as crianças na idade certa é o objetivo do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização, também conhecido como Alfabetiza Tchê. O decreto que institui o programa foi assinado em setembro de 2022 e reafirma o compromisso do estado em apoiar os 497 municípios gaúchos no processo de alfabetização.

     Nesta fase, que segue até o dia 31 de agosto, será realizada a avaliação da fluência em leitura, visando verificar a capacidade do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos adequados à sua etapa escolar de forma fluída e no ritmo adequado.

     A habilidade de saber ler e escrever pode moldar o futuro de uma criança e é um dos primeiros passos para que ela possa ter um desenvolvimento pleno e saudável. Além disso, é essencial para abrir novas oportunidades ao longo da vida, seja no âmbito cultural, de lazer e até mesmo no mercado de trabalho, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.




MAIS NOTÍCIAS