Saúde

Farmácia Municipal já disponibilizou mais de 5 milhões de medicamentos

De janeiro a julho os servidores realizaram mais de 44 mil atendimentos
03/08/2023 Em Garibaldi
Portal Adesso- Foto Divulgação Prefeitura de Garibaldi
Anterior Próximo

     Em maio de 2022, a Prefeitura de Garibaldi inaugurou o novo espaço da Farmácia Municipal. Com um ambiente amplo, acessível e organizado, o atendimento à população foi ampliado. Somente de janeiro a julho deste ano, 5.232.552 medicamentos já foram entregues aos moradores garibaldenses.

     Durante o mesmo período, o espaço realizou 44.715 atendimentos, que são realizados de forma individual, através de quatro guichês. Atualmente, a Farmácia Municipal disponibiliza 216 medicamentos em sua lista básica, dentre remédios de uso contínuo, antibióticos, controlados, injetáveis entre outros.

     Conforme a farmacêutica responsável, Amanda Cipriani, a oferta do serviço é essencial. “Temos uma média de 350 a 500 atendimentos por dia e ofertamos medicamentos para doenças como diabetes e hipertensão, que são de uso contínuo, e também de uso sazonal, como contra gripe e infecções. É muito importante termos esses remédios gratuitos para a população que, muitas vezes, não conseguiria arcar com os custos”, aponta.

     A cuidadora de idosos Roselia Quoos de Vasconcelos retira mensalmente remédios na Farmácia Municipal. “Busco medicamentos para diabetes, esquizofrenia e fraldas, todos os meses. O atendimento é ótimo. É muito importante termos esses remédios de forma gratuita, pois não teria condições de arcar com todo os remédios da minha filha que são, na sua maioria, bem caros, e ela toma em grande quantidade”, conta.

     Segundo a secretária de Saúde, Clarisse Lagunaz, após um período de desabastecimento, a situação está sendo normalizada. “Passamos por uma fase complicada e preocupante, que afetou diversos municípios gaúchos. Por falta de matéria-prima para compor as substâncias que são utilizadas na produção de medicamentos e a escassez de insumos para as embalagens, tivemos o desabastecimento de algumas medicações. Hoje, nossos estoques estão abastecidos e estamos muito felizes com esse número expressivo de atendimentos”, ressalta. A Farmácia Municipal está localizada na rua João Pessoa, nº 297, em um espaço de 278,46 m², com acessibilidade, salas de medicamentos municipais e estaduais, sala de insumos, de resíduos e fraldas geriátricas.




MAIS NOTÍCIAS