Geral

Marrequinhas, Salvinias e agora mato aparece na barragem!

Área de captação segue com problemas pela infestação de plantas
09/08/2023 Em Garibaldi
Portal Adesso- Foto Dayan Santarosa

     A Barragem de captação de água da Corsan em Garibaldi ainda está longe de ter a sua superfície limpa sem qualquer tipo de planta aquática. O manancial no bairro Três Lagoas era criadouro das popularmente conhecidas marrequinhas que dominavam a superfície.  Com obras de tratamento de esgoto o vegetal foi substituído pelas salvinias planta flutuante solta, utilizada na absorção de material orgânico que auxilia na qualidade da água. 

     Mas agora uma nova planta se alastrou sobre as salvinias e está tomando conta da paisagem. A reportagem do Portal Adesso esteve no local na terça-feira (8) para averiguar o problema.   Conforme explicou o gerente da Corsan em Garibaldi, Adriano Nunes, o setor técnico ainda não identificou como essa variedade de capim conseguiu se proliferar de forma tão rápida, mas ele acredita que são devido aos dois pontos de despejo de água não tratada na barragem. 

     Para remover o material vegetal invasor a Corsan já solicitou para a secretaria de Meio de Garibaldi a licença para executar o trabalho que deve iniciar ainda neste mês de agosto. “Para resolver de vez os problemas mantendo apenas as salvinias que ajudam na qualidade da água precisa de uma Estação de Tratamento no bairro Fenachamp e remover o outro ponto que entra na barragem”, explica o gerente. Essas obras citadas por ele estão em análise na Prefeitura de Garibaldi, mas ainda sem data para iniciar. 




MAIS NOTÍCIAS