Geral

Sistema agiliza o atendimento do SAMU e Guarda Municipal

Equipes receberam treinamento para o deslocamento ao interior de Bento
18/08/2023 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- Foto Divulgação Prefeitura de Bento Gonçalves

     Em abril do último ano iniciou a primeira parte de implantação do GPS Rural nas localidades do interior de Bento Gonçalves. Os trabalhos iniciaram pelo distrito de Tuiuty, onde foram cadastradas 1407 propriedades. Em junho o mapeamento começou a ser feito em Faria Lemos, onde foram cadastradas mais de 800 propriedades. Entre setembro e outubro os trabalhos foram feitos em São Pedro, que conta com aproximadamente 800 famílias. No final do último ano as equipes iniciaram o cadastramento de famílias do Vale dos Vinhedos, encerrando no início deste ano, com 580 propriedades do distrito cadastradas, com um total de 3.587 famílias.

     Nesta semana iniciou uma nova etapa do projeto, que consiste na instalação do aplicativo em smartphones (com sistema Android), da Guarda Civil Municipal (GCM) e SAMU, além do treinamento sobre o funcionamento da ferramenta para as equipes. Em abril já havia sido feito um teste prático, em que foram percorridos trechos de possíveis localidades cadastradas no sistema. Nesta etapa do processo, GCM e SAMU passam a se familiarizar com o sistema de georreferenciamento, recebendo capacitação sobre a utilização.

      A Coordenadora do Samu Melissa Bonatto comentou que “esse aplicativo vai ser fundamental no nosso tempo resposta na chegada até a vítima, porque vamos sair com o endereço mapeado e correto, específico da residência. Vai reduzir muito, em alguns casos em mais de 50% o tempo resposta. A expectativa é bem grande, e no Samu sabemos que minutos é vida”.

     O secretário de Segurança, Tenente-coronel Paulo César de Carvalho “a partir de agora os testes ocorrem com a GCM e SAMU, e após esse treinamento e verificação sobre as informações, será repassado para as demais forças de segurança para ser utilizado o mais rápido possível. Com certeza fará toda a diferença para quem estiver precisando do auxílio”.

      Ao solicitar o atendimento, o morador só precisa informar o código para a localização de sua residência. O serviço engloba o 3º Bpat, através da Patrulha Rural, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. A chave será formada pelas iniciais “BG”, de Bento Gonçalves, acrescida de quatro números. Com o código será possível localizar, por meio de um aplicativo, o endereço exato de onde foi emitido a chamada, acelerando o deslocamento da equipe responsável pela prestação do serviço.




MAIS NOTÍCIAS