Geral

Procon de Bento Gonçalves alerta sobre golpe

Uma série de fraudes foi verificada em cartões de crédito
25/08/2023 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- Foto Divulgação Prefeitura de Bento Gonçalves

     O Procon de Bento Gonçalves alerta a população para uma série de golpes envolvendo fraudes com cartões de crédito, que vem acometendo principalmente os consumidores idosos e cidadãos aposentados. Nos últimos meses, segundo o órgão, tem aumentado o número de denúncias, algumas já com ocorrências policiais consumadas.

     De janeiro a agosto deste ano foram realizados pelo menos 2754 atendimentos, sendo que cerca de 150 foram específicos de casos diretos referentes a cartões de crédito, e destes, pelo menos 60 sobre fraudes do cartão. As reclamações, em sua maioria, conforme o órgão, são normalmente relacionadas a serviços de telefonia, internet, tv por assinatura, água, luz, compras de eletrodomésticos, veículos, serviços bancários e empréstimos bancários.

     O golpe do cartão é executado da seguinte forma: o consumidor recebe uma ligação ou mensagem via WhatsApp dizendo que os dados da pessoa foram clonados e que a suposta vítima tem que entregar o cartão e senha para alguém que irá até a sua residência para colher as informações.

     O Coordenador do Procon-BG , Maciel Giovanella, alerta sobre esses golpes. “Hoje em dia os golpes estão direcionados a golpes financeiros, através de falsos links de atualizações de celular e golpes pelo WhatsApp. O consumidor deve ter cuidado ao receber mensagens de atualizações bancárias, deve conferir para ter certeza que realmente se trata de um contato do banco”.   

     Os consumidores que se depararem com irregularidade nas relações de consumo podem entrar em contato com o Procon de Bento Gonçalves, através do telefone 54 3055-8547/ 54 3055-8544, ou presencialmente, na Rua Mal Deodoro, nº 70, na base térrea da Prefeitura Municipal, para denúncia ou auxílio. O atendimento ocorre das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia.



MAIS NOTÍCIAS