Eventos/Cultura

Espumantes brasileiros entram em degustação em Garibaldi

Júri com 54 degustadores avalia 505 amostras de 93 vinícolas de oito estados
27/09/2023 Em Garibaldi
Portal Adesso- Fotos: Jeferson Soldi- Divulgação
Anterior Próximo

     Os 505 espumantes inscritos por 93 vinícolas de oito estados - Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo – serão avaliados por 54 especialistas divididos em sete júris. As sessões acontecem nos dias 27 e 28 (quarta e quinta) no Hotel Dall’Onder SKI, em Garibaldi, a Capital Brasileira do Espumante, numa promoção da Associação Brasileira de Enologia (ABE).

     Enólogos, sommeliers, jornalistas e escritores integram o painel de degustadores da 13ª edição. Serão 12 horas de degustação às cegas, seguindo normas internacionais estabelecidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). O grande destaque é o aumento no número de estados representados, ampliando a diversidade de terroirs. “Estamos avançando pelo Brasil, o que nos deixa muito felizes e motivados a seguir atraindo mais amostras e novas vinícolas. O Concurso é a maior vitrine da bebida e este é o nosso propósito: promover o espumante brasileiro”, destaca o presidente da ABE, enólogo Ricardo Morari.

     O concurso avalia espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos, que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas nas categorias: espumantes de segunda fermentação (charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis). Serão premiados os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos conforme normas internacionais. O resultado será anunciado no Jantar de Premiação no dia 29 de setembro.




MAIS NOTÍCIAS