Geral

Sistema de energia fotovoltaica é inaugurado no Ginásio

Entrega integrou a programação do aniversário de 123 anos de Garibaldi
04/10/2023 Em Garibaldi
Portal Adesso- Foto Divulgação Prefeitura de Garibaldi
Anterior Próximo

     Na terça-feira (3), ocorreu a entrega do novo sistema de iluminação do Ginásio Municipal de Esportes. Através do cadastramento do município no Programa de Eficiência Energética da RGE foram instalados 30 módulos de placas fotovoltaicas no telhado do ginásio e 16 refletores de LED na área externa, junto ao campo de futebol.

     Além de ser mais sustentável, o novo sistema de iluminação irá gerar economia aos cofres públicos. “O município de Garibaldi foi contemplado com a instalação de duas usinas, umas delas aqui no Ginásio Municipal para poder alimentar os quatro postes da área externa, que contabilizam 16 refletores de 97W de potência, e outra no Parque da Fenachamp. Somando as duas obras vamos ter uma economia de 50 mil reais anuais”, explicou a engenheira responsável por acompanhar o projeto, Carla Aparecida Ribeiro dos Santos.

     O secretário de Obras, Alex Carniel, enfatizou que Garibaldi foi contemplada pelo terceiro ano consecutivo para receber melhorias em iluminação. “É uma satisfação dizer que já fomos contemplados nos últimos três anos com a troca de 2.517 lâmpadas, passando para luminárias modernas, de LED, que consequentemente geram a diminuição do consumo. Hoje estamos inaugurando essas 30 placas fotovoltaicas que vão gerar energia. É um projeto bastante trabalhoso, mas totalmente gratuito, pois é feito por meio de um chamamento público da RGE. Parabéns a engenheira Carla e toda nossa equipe pela dedicação e por se focarem nas oportunidades”, salientou.

     Já o secretário de Esportes e Lazer, Diego Armani, destacou que a nova iluminação também traz mais segurança. “Precisamos sempre estarmos atentos e buscar recursos e inovações. Temos investido bastante nas estruturas esportivas e hoje estamos entregando esse investimento em energias renováveis, para termos mais economia e mais eficiência na iluminação, proporcionando segurança e conforto para acolher nossos garibaldenses que sempre utilizam o complexo para a prática de atividades físicas”, apontou.

     O prefeito Sérgio Chesini pontuou as melhorias que já foram realizadas no Ginásio Municipal e projetou as próximas ações. “Estamos inaugurando uma obra que é importante em diversos aspectos. Primeiro, ela é totalmente gratuita, resultado do empenho das nossas equipes. Segundo, traz mais tecnologia, a partir da implantação da energia solar, que é mais limpa, sustentável e econômica. Estamos sempre investido em melhorias no complexo do Ginásio e muitas outras estão por vir, como a ampliação da praça infantil, instalação da Praça Pet e de uma cancha de tênis, além do embelezamento da reserva dos cactos, para que os garibaldenses possam desfrutar ainda mais desse espaço tão bonito”, frisou.



MAIS NOTÍCIAS