Geral

Bento Gonçalves inaugura espaço para as pessoas autistas

Centro Especializado atenderá a região composta pelos 22 municípios
28/10/2023 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- Foto: Divulgação

     Foi inaugurado nesta quinta-feira (25), o Centro de Atendimento em Saúde (CAS) -Te Acolhe - voltado para o acolhimento de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo. O programa é realizado através de convênio com o Governo do Estado. 

     O Te Acolhe pretende organizar e fortalecer as redes municipais de saúde, de educação e de assistência social no atendimento às pessoas com autismo e suas famílias. 

     O Centro contará com uma equipe técnica mínima composta por seis profissionais, um deles obrigatoriamente médico psiquiatra, psiquiatra infantil ou neurologista/neuropediatra, ou médico clínico/pediatra com formação em autismo.   

     “Espero que todos estejam felizes como eu estou neste momento. A nossa equipe esteve muito engajada nesse processo todo e estamos oportunizando a entrega dessa estrutura fantástica de atendimento especializado. Estamos entregando esse acolhimento também paras as mães que estão nessa luta diária com os filhos. A gente sabe que é um trabalho árduo e nós estamos aqui dando esse suporte. Agradeço o engajamento de todos”, destaca o Secretário de Saúde Gilberto de Souza Junior. 

     Em sua fala o Deputado Estadual Guilherme Pasin destacou que “é confortante ver a cidade avançar. As políticas públicas implementadas, a comunidade sendo ouvida e participando na construção de caminho bonito como é o TEAcolhe com o Governo do Estado. É um programa do Estado em parceria com os municípios, nós estamos dando todo, absolutamente todo apoio. O espectro autista merece toda a nossa atenção, merece todo o nosso trabalho e estamos aqui aplaudindo uma política pública estadual se tornando verdade pelo governo local. Parabéns a todos.” 

     O Centro atenderá a região composta por 22 municípios: Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Veranópolis, Garibaldi, Carlos Barbosa, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Nova Prata, Fagundes Varela, Vila Flores, São Jorge, Paraí, Guabiju, Nova Araçá, Protásio Alves, Boa Vista do Sul, Cotiporã, Vista Alegre do Prata, Nova Bassano, União da Serra, Coronel Pilar e Guaporé.


MAIS NOTÍCIAS