Geral

Ex-prefeito Vandenir Antônio Miotti é homenageado em Garibaldi

Seu mandato foi de 1989 a 1992, período em a cidade foi reconhecida como “Suíça Brasileira"
31/10/2023 Em Garibaldi
Portal Adesso- Fotos: Talita Accadrolli
Anterior Próximo

     Nesta terça-feira (31), Garibaldi comemora 123 anos de emancipação política. Dentro da programação do aniversário do município, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, realizou a entrega de uma placa de homenagem aos familiares do ex-prefeito Vandenir Antônio Miotti (in memorian), homenageado da Semana da Pátria 2023.


     “Devido a impossibilidade da realização do Desfile Cívico, não foi possível fazer a entrega de uma lembrança especial aos familiares. Hoje, 31 de outubro, aniversário de nosso município, reservamos este momento para essa merecida homenagem”, destacou a secretária da pasta, Beatriz Arregui Sopelsa.

     O prefeito Sérgio Chesini relembrou da época que ocupou o cargo de vice-prefeito, no governo de Ambrósio Chesini, e Vandenir Miotti era secretário de Administração, ressaltando o orgulho em entregar o reconhecimento. “Faltam palavras para descrever quem foi Vandenir Antonio Miotti, especialmente para quem conviveu com ele. A maneira que atendia a população com sua simplicidade, presteza e, acima de tudo, o seu comprometimento com o município e em poder atender bem às pessoas ficarão para sempre gravados em nossas memórias. Em nome da comunidade de Garibaldi, temos a honra e a gratidão em entregar para a família essa justa homenagem”, enalteceu.


     A placa de homenagem foi entregue à esposa Neusa Furlanetto Miotti, acompanhada das irmãs de Vandenir Antônio Miotti, Marlise e Malena Miotti, do filho Jeferson Miotti, da nora Cristiane e do neto Luca Antônio Miotti.


     Representando a família, Jeferson Miotti, falou da emoção do momento. “É uma grande honra para nós, familiares, estarmos aqui. É uma justa e merecida homenagem ao meu pai, que tanto fez pela nossa cidade e estamos no aniversário de 123 anos do nosso município, uma data bastante forte, recebendo esse reconhecimento. Podemos ver a marca que ele deixou pelas ruas da cidade, seu lema era ‘fazer o bem, sem olhar a quem’ e isso representa muito o legado que ele deixou”, enfatizou. Participaram do ato, o vice-prefeito Valério Mayer, vereadora Márcia Pedersetti, secretários municipais e servidores municipais.

Sobre o homenageado
     Vandenir Antônio Miotti ocupou o cargo de Secretário Municipal da Administração, no governo de Ambrósio Chesini, de 1º de fevereiro de 1983 a 12 de agosto de 1988. Foi prefeito de Garibaldi de 1989 a 1992, período em que o município alcançou um dos maiores índices de retorno do ICMS, o que lhe rendeu o título informal de “Suíça Brasileira”. Durante sua gestão foi presidente da Amesne e tesoureiro da Famurs.

     Em seu governo, foi construído o pórtico “Garibaldi – Terra do Champanha”, os muros e a iluminação junto ao trevo de acesso à cidade. Com uma gestão focada na educação, cultura e turismo, criou o Centro de Convivência de Idosos Giuseppe Garibaldi. Construiu escolas, creches e instituiu o Prêmio Nacional de Literatura.

     Idealizou e colocou em operação o Tim-Tim, caminhão de guerra da década de 40, adaptado para passeios pelo Centro Histórico de Garibaldi. Em parceria com a CIC, participou da construção da Escola do SENAI, e escreveu o livro que marcou a passagem dos 85 anos da Câmara de Indústria e Comércio de Garibaldi. Atuou, ainda, como professor de matemática, radialista e também foi responsável por protocolos de diversas entidades e eventos.

     Vandenir Antônio Miotti faleceu que em 25 de setembro de 2022 , deixando um legado de representatividade, com diversas realizações que contribuíram para o desenvolvimento de Garibaldi.



MAIS NOTÍCIAS