Saúde

Ação alusiva ao Novembro Azul resulta em 71 consultas

Durante o sábado também foi realizada a coleta de 97 exames
14/11/2023 Em Garibaldi
Portal Adesso- Foto Divulgação Prefeitura de Garibaldi
Anterior Próximo

   No último sábado (11), a Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma ação alusiva à campanha Novembro Azul (mês do combate ao câncer de próstata), com a disponibilização de consultas e exames para o público masculino acima de 18 anos. 

     O atendimento médico ocorreu nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros Chácaras, Santa Terezinha, São Francisco e Central, contando com a adesão de 71 homens. 

     Ao longo da manhã e início da tarde, também foi realizada a coleta de 97 exames de sangue (PSA, TSH, ureia, creatinina e TGP), nos laboratórios dos postos de Saúde Central e São Francisco, em parceria com o Laboratório DNA. 

Campanha Novembro Azul

     O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, e é a causa de morte de 28,6% da população masculina. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença, segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

     A prevenção pode ser feita por meio de avaliações médicas. Por isso, homens a partir dos 45 anos, com fatores de risco, ou com 50 anos, sem os fatores, devem procurar um urologista.


MAIS NOTÍCIAS