Tempo

Feriados de Natal e Ano Novo serão marcados por chuvas e calor

O ano de 2023 já é o pior ano climático da história do Estado no século 21
20/12/2023 Em Garibaldi
Portal Adesso- Foto: Portal Adesso

     O verão começa na madrugada de sexta-feira (22) às 00:22 com ainda com a previsão de calor e chuvas intensas. “Esse 2023 entrou para a história como o pior ano climático do século 21 para o Rio Grande do Sul. Começamos o ano com calor extremo e seca. Depois com o início do El Niño ocorreram as fortes chuvas que provocaram enchentes históricas”, disse Leo Gusso, observador do clima, em entrevista ao programa Prato Limpo da Adesso TV. 

     O La Niña, que causou o calor e a seca, encerrou em Maio, mas o El Niño ingressou forte com os primeiros ciclones no Estado, e nos meses seguintes as chuvas com volumes acima das médicas históricas provocaram morte e destruição com as enchentes em várias cidades. “Em setembro em Garibaldi choveu mais de 400 milímetros! Ou seja o dobro do esperado para o mês. Foi o setembro mais chuvoso nos últimos 40 anos”, ressaltou. 

     Gusso destacou que durante os meses de setembro, outubro e novembro choveu a quantidade esperada para todo o ano. “Foram mais de 1.300 milímetros, ou seja, em 90 dias tivemos o que se tem em média em 365 dias”, frisou. 

     Para os feriados de Natal e Ano Novo a previsão é de muito calor, em todo o Estado, e também temporais com chuvas fortes. “Vão se formar nuvens carregadas que somadas às áreas de baixa pressão vão provocar temporais”, disse. Mas ainda assim haverá alguns dias de tempo mais aberto. 

     A boa notícia é que em Janeiro de 2024 as chuvas vão diminuir e as temperaturas de verão vão predominar com precipitações típicas da estação. Conforme Gusso a trégua acaba em Fevereiro quando as chuvas intensas retornam e a expectativa é de um mês chuvoso com muita umidade. “Mas a partir de fevereiro o El Niño será de menos severidade, ou seja, as condições melhoram até junho. Assim o inverno será mais seco e mais frio. Mas em setembro a La Niña retorna com força total trazendo seca e calor”, ressaltou. 


MAIS NOTÍCIAS