Saúde

Nova base do Samu: equipe realiza cerca de 700 atendimentos

O espaço tem proporcionado mais agilidade, segurança e qualidade
13/01/2024 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- Fotos: Divulgação Prefeitura de Bento Gonçalves
Anterior Próximo

     Ao longo de 2023 a equipe do Samu, de Bento Gonçalves, realizou 6,9 mil atendimentos, um aumento de 75%, quando comparado a 2020 que teve 4017 atendimentos. Em dezembro mais uma etapa foi executada, com a entrega da nova base do Samu. O espaço tem proporcionado mais agilidade, segurança e qualidade para os servidores que atuam no local. 

     Somente entre dezembro do último ano e início de janeiro já foram feitos mais de 700 atendimentos, sendo que, destes, pelo menos 80 foram realizados também pelo serviço de motolâncias, na nova base. Atualmente a equipe do Samu conta com 13 condutores, 9 técnicos de enfermagem, 15 enfermeiros e 14 médicos. 

     Localizada junto ao Complexo de Saúde, no Botafogo, a nova base conta com estacionamento para seis ambulâncias, dois dormitórios de equipe básica, um dormitório para equipe de avançada, banheiro e vestiário masculino e feminino, cozinha e refeitório, administrativo e sala de treinamento e almoxarifado.

     A enfermeira Priscila Kensy não escondeu a alegria em estar atuando na nova base do Samu. “Além de conforto para a nossa equipe, o novo espaço nos proporcionou uma melhor organização e distribuição dos materiais que utilizamos nos atendimentos; espaço para realizarmos treinamentos, reuniões. Mas o principal, está beneficiando nossa população, ou seja, nosso 'tempo resposta' melhorou muito”.

     As motolâncias, sempre cruciais para agilizar os atendimentos de resgate, agora contam com um amplo espaço de estacionamento. O condutor do veículo, Mateus Pilat destacou que “com a chegada da base nova do SAMU, ajudou muito em relação ao tempo resposta, desde o recebimento do chamado de emergência até o deslocamento da equipe das ambulâncias e motolâncias. Agora com a base nova os veículos estão estacionados ao lado da porta de saída, fazendo com que obtenham um melhor tempo resposta até a chegada da ocorrência”.

     O médico Lucas Vieira Galdino, assim como seus colegas, destacou o conforto proporcionado pelo novo espaço de trabalho. “Na urgência minutos fazem a diferença, com o estacionamento coberto e próximo é possível deixar as viaturas abertas prontas para o embarque reduzindo tempo no deslocamento. Graças a coordenação em Bento Gonçalves temos ambulâncias bem equipadas e com materiais de excelente qualidade. Posso dizer que nossa unidade avançada fica entre as melhores do Brasil. Temos instrumentos de última tecnologia para atendimento ao trauma e Paradas Cardiorrespiratórias. Tudo isso se soma para o melhor atendimento à população”.




MAIS NOTÍCIAS