Trânsito

Free flow registra 187 mil veículos em seu primeiro mês

Levantamento da concessionária CSG apontou baixa inadimplência
18/01/2024 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- Foto: Gustavo Mansur/Secom

     O primeiro mês de funcionamento do free flow, pedágio de fluxo livre, localizado na estrada ERS-122, entre Flores da Cunha e Antônio Prado, foi considerado satisfatório pelo governo do Rio Grande do Sul. A nova tecnologia, que entrou em operação em 15 de dezembro, pela primeira vez em uma rodovia estadual do país, registrou a passagem de mais de 187 mil veículos e uma taxa de inadimplência de aproximadamente 12%, segundo dados da concessionária que administra a rodovia, a Caminhos da Serra Gaúcha (CSG). 

     O free flow é um sistema que funciona por meio de pórticos de cobrança, que eliminam a necessidade de praças de pedágio, possibilitando aos condutores uma maior fluidez, sem paradas ao longo do percurso. O valor da tarifa é R$ 8,30, o mesmo da antiga praça de pedágio de Flores da Cunha. O motorista que passar pelo pórtico pode pagar no site ou no app da concessionária (www.csg.com.br), com pix ou cartão de crédito. 

     Segundo a empresa, dos veículos que passaram pelo pórtico localizado no km 108,3 da ERS-122, em Antônio Prado, na Serra Gaúcha, 46% utilizaram tag (adesivo eletrônico colado no para-brisas). Entre os que optaram pelo pagamento por meio do aplicativo CSG FreeFlow ou pelo site da concessionária, 38% quitaram via Pix e 10% inseriram créditos antecipados. Apenas 3% pagaram com cartão de crédito e 2,66% usaram os totens disponíveis nas bases de atendimento para o pagamento. O cartão do vale pedágio foi utilizado por 0,34% dos clientes. A maioria dos motoristas (57%) efetuou o pagamento no dia da passagem pelo pórtico.

Como funciona 

     Os pórticos identificam os veículos no sistema, com dados como placa e eixos rodantes e suspensos, entre outros. O condutor terá várias alternativas para fazer o pagamento da tarifa para a concessionária, desde o meio físico (totens em bases operacionais ao longo das rodovias e locais conveniados) até o digital (aplicativo e site, entre outros). O período para pagamento é de até 15 dias depois que passar pelos equipamentos.   

     O número da placa e o dia em que o condutor circulou na estrada são as principais informações para efetuar o pagamento. Para os veículos que possuírem tag (adesivo no para-brisa), o pagamento será automático e o usuário não precisará efetuar qualquer ação. Além disso, contará com desconto de 5% para todas as categorias de veículos.  

     Usuários frequentes também poderão ter descontos progressivos, começando em 5% e podendo chegar a 20%, dependendo da frequência de passagens pelo pórtico.  


Bloco 3 

     O conjunto de estradas concedidas representa 271,5 quilômetros. A concessão de 30 anos prevê investimentos de mais de R$ 4,6 bilhões por parte da concessionária CSG, em obras de duplicação de 67% dos trechos (120 quilômetros); implantação de 59,96 quilômetros de terceiras faixas; ampliação da segurança viária e sinalização; atendimento 24 horas e manutenção; entre outras ações. 

     O cronograma de obras das rodovias do Bloco 3 prevê a conclusão de 31,62 km de duplicações em trechos da ERS-122 (Caxias do Sul), ERS 240 (Montenegro), ERS 446 (São Vendelino), RSC 453 (Garibaldi, Farroupilha e Bento Gonçalves) até 2025.

     Para 2026, estão previstos 23,43 km de duplicações concluídas na BR 470 (Bento Gonçalves) e ERS 122 (São Vendelino e Farroupilha).



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