Serra Gaúcha

Leite chama de ‘solução provisória’ a ponte inaugurada pela comunidade

Governador explicou que não poderia financiar uma estrutura nas mesmas condições
23/01/2024
Rádio Spaço FM – Foto: reprodução redes sociais

     Em defesa por não ter destinado recursos públicos, Eduardo Leite explica que não poderia financiar “uma ponte nas mesmas condições da ponte que foi levada pela enxurrada”.  O governador Eduardo Leite divulgou um vídeo parabenizando a comunidade de Nova Roma do Sul pela construção da Ponte Nossa Senhora de Caravaggio, que liga o município a Farroupilha. Leite pontua que a obra inaugurada no último sábado, 20, é provisória. 

     Ao se defender por não ter destinado recursos para a construção, bancada inteiramente através de doações, ele afirma que, se o governo fizesse a ponte nos moldes como a comunidade fez, poderia receber questionamentos, pois o “dinheiro público não poderia financiar a mesma ponte, nas mesmas condições daquela que foi levada”, em referência à histórica Ponte de Ferro, arrastada pelo Rio das Antas na enchente de 4 de setembro.

     “Vamos falar a verdade, se o governo estivesse inaugurando, com recursos públicos, neste momento, uma ponte nas mesmas condições da ponte que foi levada pela enxurrada, muito provavelmente a gente estava recebendo questionamentos de órgãos de controle e da própria sociedade, por fazer a ponte do mesmo jeito que a outra que não resistiu ao temporal”, comenta o governador. Durante a manifestação, são mostrados vídeos da antiga ponte de ferro sendo atingida pela enchente.

     Eduardo Leite volta a prometer que vai construir uma outra ponte, ao lado da recém inaugurada. Ele declara que a estrutura construída pela Associação Amigos de Nova Roma é “monovia, uma ponte de estrutura metálica de uma via só, não passam dois carros ao mesmo tempo em sentido contrário. E ela tem outras questões que limitam o uso dessa ponte, que não faziam que ela pudesse ser feita com recursos públicos”. Na sequência, Eduardo Leite aponta limitações da ponte recém inaugurada, destacando que ela foi construída de forma “perpendicular”, o que dificultaria a passagem de caminhões.

     Ainda conforme as explicações do governador, a ponte prometida vai ser na diagonal, com vão maior, pista dupla de concreto e extensão da rodovia. Por isso, segundo Leite, essa obra será mais cara. “Muita gente quer fazer exploração política desse momento, mas cabe a mim como governador trazer os fatos, a verdade”, finaliza.



MAIS NOTÍCIAS