Geral

Exclusivo: Tecnologia 4G chega a Carlos Barbosa e Garibaldi

01/03/2017
Portal Adesso

     Operadora iniciou testes nas duas cidades. Internet móvel chega a ser dez vezes mais rápida do que a utilizada no sistema 3G. Com exclusividade, o Portal Adesso buscou informações com as quatro operadoras que atuam em nossa região.

     O que já é comum em grandes centros agora também está chegando aqui. Até o momento, apenas Bento Gonçalves dispunha desse serviço que começou a ser testado ainda no mês de fevereiro em Garibaldi e Carlos Barbosa. Por enquanto a tecnologia ainda não está disponível em todas as operadoras, e buscando informações sobre a o serviço, a equipe do Portal Adesso contatou as Operadoras TIM, OI, CLARO e VIVO.

     Por enquanto, a única operadora a oferecer o serviço nas duas cidades é a VIVO. Os usuários já podem perceber na tela do celular a mudança, quem possuía um chip com a tecnologia 4G apenas conseguia utilizar o sistema 3G, e era este número que aparecia na tela. Desde a semana passada, já é possível visualizar na tela o número 4 a e letra G ao lado do mostrador de intensidade de sinal. Porém, o sinal não é oferecido em todos os bairros, e no interior, só funciona o antigo sistema.

     A Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL, estabeleceu prazos e um cronograma para que as operadoras implementam a tecnologia 4G em todas as cidades brasileiras. As prestadoras que deverão implantar o serviço de telefonia celular com a tecnologia 4G são: CLARO, OI, TIM e VIVO. Conforme as regras estabelecidas pela Anatel, os serviços de tecnologia 4G serão disponibilizados de forma gradativa. Até o próximo 31 de dezembro de 2017, todas as cidades com mais de 30 mil habitantes devem receber o sinal, porém, nas cidades entre 30 e 100 mil habitantes, há a obrigação de apenas uma das operadoras listadas cobrir a cidade com a tecnologia 4G.

Ao Portal Adesso, as operadoras disseram o seguinte:

VIVO:  A operadora disse em nota que oferece os serviço 4G em Bento Gonçalves e em 32 municípios gaúchos. A operadora segue seu processo de expansão da rede para atender também as cidades de Garibaldi e Carlos Barbosa, onde o serviço já está em fase de testes. Líder em participação de mercado no serviço móvel pós-pago do Rio Grande do Sul, com 54,2% dos clientes, a Vivo está presente em 411 municípios gaúchos.

CLARO: Também em nota, a operadora Claro, afirma que em Garibaldi e Carlos Barbosa, a previsão de atuar com o sistema 4G é para o segundo semestre do ano. Disseram ainda que a operadora iniciou o ano com várias expansões de rede, que somadas outras ampliações, praticamente quadruplicou o número de municípios atendidos com o 4GMax, sendo hoje cobrir 53 cidades do RS.

TIM: A TIM informou que desde janeiro de 2017 seu 4G está operacional em Bento Gonçalves. Já as cidades de Garibaldi e Carlos Barbosa são atendidas por torres de cobertura 3G e 2G. Por enquanto, não há previsão ainda de chegada da rede 4G nestas duas cidades. A operadora reforça que mantém a qualidade de rede como prioridade no atendimento a seus clientes. Uma prova desse compromisso é o investimento de R$ 12 bilhões destinado para a operação brasileira no triênio que vai até 2019, com foco em infraestrutura de rede.

OI: A operadora informou que desde dezembro de 2016 atende Bento Gonçalves com cobertura 4G, porém, não mencionou quando esta tecnologia será disponível em Garibaldi e Carlos Barbosa. A companhia esclareceu que cumpre o cronograma de obrigações estipulado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que previa o atendimento até dezembro de 2016 de todas as cidades com mais de 200 mil habitantes. Os clientes podem conferir a cobertura da rede 4G da Oi e os requisitos para usar a tecnologia no site www.oi.com.br/4G.

Sobre o 4G

     Conhecida como quarta geração, o 4G é uma tecnologia que permite velocidades em dados bem maiores que as atuais. O termo 4G virou um sinônimo para LTE (Long Term Evolution), que pode ser traduzido como Evolução de Longo Prazo. Atualmente, é o mais moderno padrão da tecnologia de redes de celular. A vantagem sobre outros padrões que concorriam para suceder o 3G no Brasil é que ele pode ganhar pequenas atualizações na rede para alcançar velocidades cada vez mais altas, próximas à banda larga fixa, ao longo do tempo. O 4G/LTE está presente, por enquanto, em 50 países. 

 

 

MAIS NOTÍCIAS