Geral

Garibaldi investe em mais de 200 litros de larvicida

O produto segue em aplicação desde o começo deste ano de 2024
19/02/2024 Em Garibaldi
Portal Adesso- Fotos: Arquivo Prefeitura de Garibaldi

     Pensando em uma forma de diminuir a presença do mosquito borrachudo no município, a Prefeitura de Garibaldi realizou a compra de 200 litros de BTI, larvicida utilizado no controle do inseto. O produto chegou à cidade na quarta-feira (14) e segue em aplicação.

     Desde o começo de 2024, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já adquiriu 229 litros. Em 2023, a Administração Municipal utilizou 85 litros de BTI, portanto, para este ano, o investimento no combate ao borrachudo mais que dobrou.

     O coordenador da equipe de Controle da Dengue e Simulídeos, Carlos Veiga, explica que a quantidade de larvicida utilizado em propriedades rurais depende da demanda de cada terreno. “Alguns recebem 600ml, outros 200ml, e isso é conforme a vasão, tamanho ou comprimento do arroio de cada propriedade”, exemplifica.

     Além do trabalho realizado pela equipe da SMS, o produto de combate ao borrachudo também é distribuído para aplicadores voluntários. Após a aplicação, é realizado um monitoramento quinzenal, período de reprodução dos mosquitos.

     A participação da população garibaldense também é de suma importância para combater o inseto. Essa espécie de mosquito se prolifera na presença de grandes quantidades de matéria orgânica, portanto, é importante que os munícipes façam o descarte adequado do lixo, principalmente o não reciclável.


MAIS NOTÍCIAS