Educação

Aulas presenciais para as primeiras turmas do Ensino Fundamental retornam hoje

Atividades serão realizadas de forma híbrida, com parte dos alunos na Escola e outra parte em casa
03/05/2021
Portal Adesso - Foto: Arquivo

     As atividades presenciais para os alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental nas Escolas da rede Municipal e Estadual retornam nesta segunda-feira (03). Conforme a Secretaria da Educação (Seduc), as aulas serão de forma híbrida, com parte dos alunos realizando as atividades presencialmente, enquanto a outra parte, realizará seus afazeres de remotamente.

     O retorno era muito esperado, tanto para os professores e educadores, quanto para os pais e crianças também. Contudo, a situação ainda gera uma divergência de opiniões no quesito segurança dos profissionais e estudantes. Mesmo com a Secretária de Educação de Garibaldi, Beatriz Arregui Sopelsa confirmando que as instituições estão preparadas para esse retorno e seguirão todos os protocolos de segurança necessários, alguns professores ainda relutam sobre a decisão.

     Para a professora do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Dante Grossi, Roseli Gaviraghi Cardoso, o retorno deveria acontecer somente quando os profissionais da educação estivessem vacinados contra a Covid-19. “Eu sou a favor do retorno, mas acho que não estamos 100% seguros ainda. Acredito que o retorno deveria acontecer quando os professores fossem vacinados”, afirma.

     Já para a educadora Sandra Mattei, professora do 1º ano do Ensino Fundamental e que também atua na Escola Dante Grossi, o retorno é fundamental, principalmente nessa fase de alfabetização das crianças. “Acho que já passou da hora da gente voltar, mesmo que seja de forma escalonada, pois os alunos já perderam muito tempo. Esse retorno é fundamental para os pequenos que estão nesse período de alfabetização, pois estaremos acompanhando de perto o aprendizado deles nessa questão”, destaca.

     De acordo com o cronograma apresentado pela Seduc, as próximas turmas a retornarem suas atividades presenciais serão os 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental na quarta-feira (05). Na sexta-feira (07), retornam os estudantes do 6º e 9º anos. As turmas do 1º ano do Ensino Médio tem retorno previsto para a segunda-feira (10) e os 2º e 3º anos na quarta-feira (12). 


MAIS NOTÍCIAS