Geral

Movimento Negro Raízes acolhe denúncia de racismo

Integrante de grupo de pagode foi vítima em Garibaldi
22/02/2024 Em Garibaldi
Portal Adesso- Foto: Arquivo redes sociais
Anterior Próximo

     Na terça-feira (20) a coordenação do Movimento Negro Raízes, representada pelos coordenadores Marcus Flavio e Solana Corrêa, estiveram reunidos com os integrantes do Grupo de Pagode Mixtura de Garibaldi e também com o advogado Rodrigo Zucchi, que está conduzindo o caso de racismo/preconceito, envolvendo um dos integrantes do Grupo, o músico Lucas Fernandes Silveira de 28 anos.

     O episódio que ensejou racismo, ocorreu no último domingo (18), enquanto o Grupo fazia sua apresentação na parte externa de um ‘Pub’ localizado na rua Buarque de Macedo - Bairro Centro no município de Garibaldi, sendo que este estabelecimento possui uma franquia também em Bento Gonçalves. 

     Com o advento da chuva, a apresentação foi interrompida, para que então fosse continuada na parte interna do estabelecimento.

     Durante o translado do equipamento feito pelos integrantes, o músico Lucas que possui cabelo “Black” (volumoso), ouviu de um cliente que estava na parte interna a expressão:

     - Este cabelo aí nem chuva entra, nem molha!...

     A fala foi em voz alta, audível para mais pessoas no recinto, sendo o cidadão que fez a afirmativa preconceituosa não é conhecido do músico Lucas e tampouco, de nenhum dos outros músicos do Grupo, e no momento em que o Lucas, o questiona perguntando, se estava achando engraçado a fala que fez.

     E diante da argumentação do músico, e também da contrariedade de algumas pessoas mais próximas que ali estavam, o cidadão de imediato se evadiu do local, não sendo mais localizado a partir daquele momento.

     O músico Lucas Silveira, é natural de Rosário do Sul, e está residindo em Garibaldi há dois anos, tempo também que está no Grupo Mixtura.

     Alguns episódios de preconceito marcaram desde a sua chegada ao município, envolvendo inclusive outros integrantes do Grupo, que por exemplo já ouviram de um outro estabelecimento do município, que também mantinha ‘música ao vivo’, afirmativa como esta:

     - Não contrato mais Banda de Pagode, pois junta muita ‘negrada’!.

     Um outro episódio que marcou o músico Lucas, de forma mais especifica, ocorreu em um supermercado também no município de Garibaldi, enquanto fazia compras, ouviu a afirmativa de um cliente que também estava no estabelecimento:

     - Não esquece que nós já escravizamos vocês hein!...

     Ficou acordado que o Movimento Negro Raízes, irá compor manifesto, que será juntado aos autos do processo judicial que já está sendo elaborado pelo advogado do Músico.


MAIS NOTÍCIAS