Geral

Ministério Público do Trabalho notifica frigorífico da Cooperativa Santa Clara

07/11/2015
Rádio Estação FM - Fotos: Luis Nakajo / MPT

     O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Caxias do Sul notificou, nesta sexta-feira (06), as plantas de frigorífico, laticínio e produção de ração da Cooperativa Santa Clara, em Carlos Barbosa. A notificação recomendatória conjunta cobra o cumprimento de normas relativas a saúde e segurança do Trabalho. Vinte delas devem ser implementadas no prazo de 48 horas, em caráter emergencial.

     Outras 14 devem ser implementadas em 30, 60 e 120 dias, levando em consideração a gravidade do problema e a complexidade das alterações. Os prazos começam a ser contados a partir de segunda-feira (9/11). A notificação é resultado de nova operação da força-tarefa do MPT, que investiga meio ambiente do trabalho em frigoríficos gaúchos desde janeiro de 2014.

     O procurador do Trabalho Ricardo Garcia destacou a necessidade de se pensar as medidas de prevenção de acidentes, que são quatro: proteção coletiva, medidas administrativas (como instrução de operação de máquinas), regulação de jornada e uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), que apenas evita que um acidente tenha consequências piores. Além disso, de acordo com a nota divulgada pelo procurador: “o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) não funcionam, a administração é ausente e não há fluxo de informações”.

     O diretor administrativo e financeiro da cooperativa, Alexandre Guerra, disse para a reportagem da Rádio Estação FM89.5 que todas as normas serão atendidas conforme os pedidos do MPT. Ele ressaltou ainda que a vistoria é uma oportunidade da Cooperativa melhorar aquilo que for necessário para os procedimentos de trabalho.

     Guerra destacou também que algumas máquinas e equipamentos que não atendem às exigências das normas apresentadas na inspeção serão substituídos ou trocados se necessário. “Fomos alertados de uma forma preventiva. Os fiscais colocaram que a inspeção foi como uma consultoria para evitar quaisquer problemas no futuro”, disse.

 

 

MAIS NOTÍCIAS