Geral

Secretaria de Obras esclarece sobre o conserto do pontilhão

Os passos do projeto foram explicados em reunião com moradores
12/03/2024 Em Garibaldi
Portal Adesso- Fotos: Prefeitura de Garibaldi
Anterior Próximo

     No final do ano passado, o Rio Grande do Sul foi alvo de episódios de enchentes que provocaram danos em diversos municípios gaúchos. Em Garibaldi, foi decretada situação de emergência no final do mês de novembro, devido ao volume excessivo de chuvas que atingiram o Município.

      Foram registrados deslizamentos de terra, inundações de imóveis, interrupção de estradas, danificação da pavimentação de vias urbanas e rurais, entupimento de bueiros e danificação de plantações em uma significativa parcela do território municipal.

     Dentre os estragos registrados, a elevação do nível do Arroio Marrecão ocasionou o colapso de parte da estrutura do pontilhão localizado na Rua Silva Jardim, no Centro.

     Para solucionar o problema, o primeiro passo executado pela Secretaria Municipal de Obras foi a remoção dos entulhos, como galhos e pedras trazidos pela enchente, além da retirada da laje destruída.

     Após isso, foi iniciado o processo de vistoria no local, que conta com estruturas antigas, com idade estimada de 50 a 70 anos. Assim, verificou-se um processo de erosão e sinais de infiltração nas galerias já existentes, constatando que a estrutura foi condenada.

     Com os danos no sistema estrutural, será necessária a instalação de novas galerias, a execução de um contrapiso em concreto para melhor escoamento da água, revestimentos das paredes em concreto armado, além da construção de uma nova laje.

     Para dar início na reforma, a Administração Municipal abriu um processo de licitação para aquisição das novas galerias sob medida que necessitam ser instaladas, o qual já foi finalizado. Agora, será realizada a contratação de uma empresa responsável pela obra.

     Os passos do projeto foram explicados em reunião com moradores e proprietários de estabelecimentos próximos ao local. A previsão é que os serviços iniciem nas próximas semanas.


MAIS NOTÍCIAS