Geral

Comandante assume Guarda Municipal de Carlos Barbosa

Cibele Bitelo acumula experiência na função em outros municípios
19/03/2024 Em Carlos Barbosa
Portal Adesso- Foto: Prefeitura de Carlos Barbosa

     Desde esta segunda-feira (18), a Guarda Municipal de Carlos Barbosa tem sua Comandante. Trata-se de Cibele Bitelo, vinda do Município de Gravataí, onde atuava como Subcomandante na Guarda local com 220 integrantes, chega por convênio entre os municípios o que possibilitou a cedência da servidora. Seu contrato é por um ano, com a possibilidade de renovação.

    Cibele, servidora pública com 16 anos de experiência, formada em Direito e com pós-graduação em Gestão de Pessoas, traz consigo um histórico sólido na área da segurança pública. Anteriormente, ocupou cargos de destaque, incluindo a coordenação de ensino da Guarda Municipal e a função de Subcomandante da Guarda Municipal de Gravataí.

    Ao assumir suas novas funções, ela planeja desempenhar diversas atividades na Guarda Municipal, enfatizando seu papel não apenas como uma autoridade administrativa, mas também como uma agente atuante nas ruas. “Eu sou mais um agente de segurança pública, tendo como principal tarefa administrar e gerenciar os Agentes da Guarda Municipal”, afirmou a Comandante. Ela ressalta sua presença nas ruas e a importância do contato direto com a comunidade.

     Quanto às suas estratégias para lidar com as situações do cotidiano, Cibele destaca a prevenção como prioridade. “O nosso principal trabalho é a prevenção, seja por patrulhamento a pé, motorizado, por meio de palestras em escolas, entre outras iniciativas”, disse ela. A Comandante também enfatiza a importância da colaboração da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito e de outras forças de segurança, como a Polícia Civil e a Brigada Militar.

     Quando questionada sobre suas expectativas para a gestão da Guarda Municipal, Cibele demonstra confiança. “As expectativas são as melhores, visto que já teremos resultados maravilhosos na atuação da Guarda Municipal de Carlos Barbosa, e já conheço os meus colegas, passei 8 meses com os Agentes, sendo a instrutora deles no curso preparatório. Sei do resultado do trabalho deles”, afirmou ela. Ela destaca a importância do processo de preparação dos Guardas Municipais, iniciado em maio de 2023, junto a Guarda Municipal da cidade de Gravataí. Foram 1.400 horas/aula com um currículo abrangente, focado principalmente na atuação preventiva e comunitária.

    A Guarda Municipal agora é composta pela Comandante e mais oito agentes especializados, todos ligados à Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito.


MAIS NOTÍCIAS