Tempo

Frio e chuva vão marcar começo do outono 2024

Depois de um verão escaldante nova estação traz amenidade
20/03/2024 Em Garibaldi
Portal Adesso- Foto: Alexandra Ungaratto- Prefeitura de Garibaldi

     O outono no Hemisfério Sul começou oficialmente à 0h06 desta quarta-feira (20) e termina no dia 21 de junho, às 17h51. No decorrer do mês de abril há previsão do fim do evento El Niño, o que implicará num curto período de neutralidade no fim da estação, visto que as projeções numéricas indicam o retorno do fenômeno La Niña. 

     A notícia é um alívio depois de um verão com uma sequência de vários dias de temperaturas elevadas. “Se nós contarmos dezembro, janeiro, fevereiro e os 15 dias de março teremos 105 dias, dos quais foram 50 foram com temperaturas acima de 30º. Além disso várias regiões do Estado registraram média de 38º, um verão muito quente”, explica o observador do clima de Garibaldi, Leo Gusso. 

     Na região da Serra a temperatura será mais baixa principalmente pela incidência do La Niña, que será muito forte neste ano. “Já a partir de maio o frio será muito acentuado. Teremos vários deslocamentos de massas de ar de origem polar que vão derrubar a temperatura”, frisou. 

     Gusso ressaltou que o inverno será marcado pelo frio intenso e pela falta de chuva. Há também previsão de temperatura negativa para agosto. “Com um inverno sem as precipitações esperadas de chuva para a estação vamos chegar na Primavera com uma perspectiva de seca”, destacou.


MAIS NOTÍCIAS