Saúde

Secretário da Saúde é afastado após escândalo em laboratório, em Bento

Vereadores denunciaram a reutilização de embalagens de sangue e fezes
26/03/2024 Em Bento Gonçalves
NB Notícias de Bento- Foto: Reprodução Redes Sociais
Anterior Próximo

     Após a denúncia feita por vereadores em relação à reutilização de tubos de coleta de sangue e fezes na Secretaria Municipal de Saúde de Bento Gonçalves, o secretário Gilberto Junior foi afastado do cargo. A denúncia foi a gota d'água para o seu afastamento, pois sua gestão vinha sendo questionada há muito tempo, depois de diversos fatos ocorridos na área da saúde em Bento.

     Em uma visita realizada na sexta-feira, 22 de março, os vereadores Rafael Fantin, o Dentinho (PSD) e Rafael Pasqualotto (PL) constataram diversas irregularidades ocorridas no Laboratório Municipal.  Entre elas a reutilização dos tubos de coleta de sangue de pacientes. O sangue que sobrava dos exames era jogado em uma pia e os tubos eram lavados com água e sabão e, posteriormente, colocados em uma máquina de secar toda enferrujada.

     Depois, voltavam a ser utilizados em novos pacientes. O mesmo acontecia com os potes onde os pacientes colocavam a urina e as fezes para exames. A Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves emitiu uma nota informando o afastamento do secretário. Na nota divulgada em suas redes sociais, o poder público revela que todos os assuntos relacionados à área da saúde são e serão tratados com máximo rigor e prioridade.


Nota da Prefeitura de Bento Gonçalves

     “Todos assuntos relacionados à área da saúde são e serão tratados com máximo rigor e prioridade. Sendo assim, em relação à denúncia relativa ao uso de materiais do Laboratório Municipal de Bento Gonçalves, a Prefeitura esclarece que: Será aberta sindicância para apurar os fatos e eventuais responsabilidades.

     Para máxima transparência na apuração, o Secretário de Saúde está se afastando do cargo e ficará à disposição para os esclarecimentos necessários.  Todas medidas adotadas têm como base princípios fundamentais como a transparência, o zelo por uma saúde pública de qualidade e o cuidado com o Laboratório Municipal, um órgão de suma importância que recebeu conceito máximo na avaliação do Programa Nacional de Controle de Qualidade.”


MAIS NOTÍCIAS