Educação

Bento está entre as 50 melhores do país em ranking de Educação

Pesquisa foi feita pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e divulgada na última semana
09/04/2024 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso - Foto: divulgação

     Bento Gonçalves ocupa o 3º lugar do Rio Grande do Sul na categoria “Qualidade da Educação”, no Ranking de Competitividade dos Municípios. O resultado foi publicado na última semana pelo Centro de Liderança Pública (CLP), entidade responsável pela realização do estudo. Além disso, o município é destaque nacionalmente também, já que está no top 50 dos municípios brasileiros, figurando na 48ª posição, entre os mais de 400 que figuram na lista. A quarta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios analisa o total de 410 municípios brasileiros (7,45% do universo de municípios), representando os municípios do país com população acima de 80 mil habitantes de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2021. Em conjunto, os 410 municípios em análise correspondem a 59,96% da população brasileira (127,91 milhões de habitantes).

     Como resultado, a quarta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios é composta por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: instituições, sociedade e economia. Esta organização é destacada como fruto de ampla reflexão ao longo do projeto sobre quais são os temas fundamentais para se analisar a competitividade a nível municipal no Brasil. Os dados são resultado de um trabalho de qualificação da educação realizado nos últimos anos para melhoria nos indíces. Estão entre as ações o material padronizado; capacitação constante dos profissionais com a criação do Centro Municipal de Aperfeiçoamento Pedagógico e Avaliação (CMAPA); ampliação de vagas; parceria com a UCS e Cenecista; e outras ações.

     A secretária de Educação Adriane Zorzi destaca que “esse ranking é mais um demonstrativo que estamos realizando um bom trabalho em prol de uma educação com qualidade. Investimos em material pedagógico padronizado, através do Sistema Set Brasil, além de termos profissionais altamente capacitados e em constante qualificação”.

     Os indicadores da Educação, que destaca Bento a nível estadual e nacional são: Alunos em tempo integral- Educação Infantil Alunos em tempo integral- Ensino Fundamental Taxa bruta de matrícula- Ensino Superior Taxa bruta de matrícula- Ensino Técnico e Profissionalizante Taxa de atendimento- Educação Infantil Desempenho no ENEM IDEB- Ensino fundamental- anos finais IDEB- Ensino fundamental- anos iniciais IDEB- Ensino Médio.



MAIS NOTÍCIAS