Geral

Tempo firme auxilia no resgate áereo mas ainda existem pessoas desaparecidas

Espaço aéreo de Garibaldi e Bento Gonçalves está com tráfego intenso de Aviões e helicópteros
06/05/2024 Em Bento Gonçalves
Jornal Pioneiro

     após uma semana de chuvas intensas, o céu claro deste domingo e desta segunda-feira (06),  permitiu o avanço das operações de resgate, principalmente no interior de Bento Gonçalves. Ao todo, são mais de 850 vidas salvas por ar ou por terra em distritos como Tuiuty, Faria Lemos e Burati. Com mais de 100 profissionais envolvidos, a operação conta com o apoio de bombeiros de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Bahia e de Minas Gerais, incluindo especialistas em resgate de alto risco que participaram do resgate na tragédia de Brumadinho, em janeiro de 2019.

     Coordenador da operação na Serra, o secretário-adjunto da Casa Civil, Gustavo Paim, destacou que a união de esforços entre equipes de diferentes estados, somada à parceria com voluntários que cederam suas aeronaves ou veículos para resgate, como jipes e quadriciclos, tem sido fundamental no salvamento de vidas:" Estamos conseguindo concluir muitos resgates, e cada vida salva renova o ânimo da tropa. Estamos com uma operação muito bem estruturada, com um contingente suficiente para efetuar o serviço, e finalmente contando com uma condição climática que permite chegar a lugares onde nos dias anteriores estava mais complicado".

     Após a chegada ao Aeroclube, as pessoas resgatadas eram catalogadas, passavam por um primeiro atendimento médico quando necessário, e depois seguiam de ônibus para o escritório avançado montado no ginásio da comunidade de Faria Lemos. Neste local, além de receber abrigo, elas recebem água, comida, roupas e cuidados para os seus pets, sendo este serviço a cargo do Departamento de Bem-estar Animal da prefeitura.

  DESAPARECIDOS

A prefeitura de Bento Gonçalves divulgou, na manhã desta segunda-feira (6), que 10 pessoas ainda seguem desaparecidas. Esses casos estão registrados como desaparecimento, mas há possibilidade desta lista ser mais extensa. As equipes trabalham também para abrir barreiras que caíram e facilitar o acesso ao interior do município. Até esta manhã, 60 pessoas estavam abrigadas no salão da comunidade em Faria Lemos. Ali, recebem atendimento de saúde, alimentação e assistência social. A Polícia Civil conta com um ponto de apoio no mesmo local para registrar desaparecidos. Até então, as equipes já resgataram 983 pessoas. 



MAIS NOTÍCIAS