Criadora da Piccola Garibaldi, a cidade em miniatura morre aos 82 anos
Garibaldi perdeu nesta quarta-feira (11), a professora aposentada, Alzira Montemaggiore Cervelin. Ela, juntamente com com sua irmã Inês Montemaggiore foi a responsável pela criação da cidade de Garibaldi em miniatura que hoje está instalada na Praça Loureiro da Silva. As irmãs construíram as réplicas, sendo que Helena Rosa Balbinot confeccionou as roupas. Além delas, colaboraram como marceneiros, João Balbinot e José Meneghini. Já a colocação da estrutura e iluminação foram de responsabilidade de Nestor Rosa e Celeste Agostini.
A cidade em miniatura e movimento tem 50m². As casas foram confeccionadas em madeira e por fora revestidas com papelão, também foi utilizado chumbo e material de prótese dentária. A primeira montagem ocorreu em 1986 no antigo Banco Meridionale depois fico itinerante, sendo muitas vezes montada durante as Fenachamp. O espaço hoje é um atrativo turístico da cidade e recebe centenas de turistas anualmente.
A professora Alzira era casada com o professor Lourenço Cervelin e durante muitos anos atuou na Escola Estadual Santo Antônio. Ela deixa, além do esposo, duas filhas: Franciane e Jociane. Seu corpo está sendo velado na sala A das capelas Nossa Senhora do Carmo, onde nesta quarta-feira, às 16h será celebrada cerimônia de despedida e posterior sepultamento no Cemitério Público Municipal.