Garibaldi e Carlos Barbosa vão ter um outubro com menos frio e muito calor
Neste primeiro dia do mês de outubro de 2024,particpou do programa Prato Limpo do Canal ADESSO TV, o observador do Tempo de Garibaldi, Léo Gusso. Gusso que atua de forma voluntária a mais de 40 anos, afirmou que o mês inicia com chuva e muita mudança de temperatura. "Teremos nos próximos dias uma gangorra, com muita variação climática e dias frios e outros muito abafados", afirmou.
Ele também disse que ao longo do mês, com a diminuição da chuva, o frio deve se afastar de forma gradativa e dar espaço para os dias mais quentes, tanto em Garibaldi quanto em Carlos Barbosa. As condições climáticas, típicas da primavera, prometem um equilíbrio entre os dias ensolarados e frios, com instabilidades próprias da estação. Ao longo do mês, com a diminuição da chuva, o frio deve se afastar de forma gradativa e dar espaço para os dias mais quentes.
"Nesta primeira semana do mês, uma frente fria avança na Serra e influencia as temperaturas na região. Há previsão de chuva durante dias alternados e temperaturas baixas até a semana que vem, já a partir da segunda quinzena de outubro, a intensidade da chuva deve diminuir, com volumes mais modestos em comparação com o início do mês e as temperaturas podem subir de forma gradativa", contou Gusso.
Ainda conforme o observador, o fenômeno La Niña, neste início de estação, terá influência mínima. Entretanto, no decorrer de toda a primavera, há previsão de diminuição gradual de chuvas em todo o Sul do país, causado pelo fenômeno.