Eleitos nas eleição de outubro são diplomados em Garibaldi
Na noite desta quarta-feira (18), todos os eleitos nos municípios que integram a 98ª Zona Eleitoral receberam o certificado das mãos do juiz Antônio Luiz Pereira Rosa. A Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.
A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. No caso de eleições presidenciais, é o TSE que faz a diplomação. Para os eleitos ou as eleitas aos demais cargos federais, estaduais e distritais, assim como para os suplentes, a entrega do diploma fica a cargo dos TREs. Já nas eleições municipais, a competência é das juntas eleitorais.
Receberam o diploma o prefeito reeleito de Garibaldi, Sérgio Chesini (PP), e o vice-prefeito Adriano Carniel (PP), além dos nove vereadores eleitos em Garibaldi. A prefeito eleita de Boa Vista do Sul, Patrícia Bagatini (PSD) e o vice Juliano Caminatti (PSDB), e os vereadores e o prefeito eleito de Coronel Pilar Ivan Agati (PT) e Romeu Martinazzo (MDB) e os vereaodores deste município.
Durante o Ato, o juiz em seu pronunciamento destacou a importância do pleito eleitoral para a democracia e também citou que a eleição nos três municípios ocorreu de maneira tranquila.